EPECOM 2025 registra participação de alunos da graduação
O XIX Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura da Uniso acontecerá nos dias 22 e 23 de setembro de forma híbrida
Por: Rafaela Sallum (Agência Focas – Jornalismo Uniso)
O XIX Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura (EPECOM), organizado pelo programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura (PPGCC) da Universidade de Sorocaba (Uniso), traz como como tema “Era da Inteligência Artificial: Desafios e Oportunidades para a Pesquisa em Comunicação”. Entre os temas abordados pelos convidados das mesas de debate, programadas para as manhãs de 22 e 23 de setembro, está a influência da inteligência artificial no mercado de trabalho dos jornalistas, comunicadores e educadores. Participam dessas mesas, pesquisadores da Uniso, da Universidade de São Paulo e da PUC de Brasília.
No evento, realizado todo ano pelo PPGCC-Uniso, além das mesas com convidados, há os Grupos de Trabalho (GT) em que pesquisadores de diferentes níveis de formação apresentam seus trabalhos. Os alunos de graduação, por exemplo, apresentam os resultados de suas pesquisas científicas no EPECOM Jr., espaço criado em 2017 com o objetivo de incentivar graduandos a terem a oportunidade de experimentar o ambiente acadêmico durante o período de graduação. São três GTs Júniores: Comunicação e práticas profissionais, Análise de mídia e Comunicação e sociedade. Neste ano, três alunas do curso de Jornalismo da Uniso tiveram trabalhos aprovados na categoria Júnior do evento, Ana Carolina Cirullo que está no oitavo semestre da graduação, Beatriz Jarins, formada pela universidade em 2025, e Sophia Ruivo que está cursando o quarto período.
A pesquisa de Ana Carolina Cirullo surgiu com a disciplina Pesquisa, Extensão e Inovação: Trabalho prático, durante o primeiro semestre de 2025. A estudante comenta que desde o início da faculdade tem vontade de seguir na área acadêmica e acabou não conseguindo fazer iniciação científica porque precisava trabalhar e não tinha como administrar a rotina de estágio e estudo. Mas, com o incentivo da coordenadora do curso, professora Evenize Batista, resolveu participar do EPECOM.
O trabalho que Ana Carolina irá apresentar é resultado de sua monografia, em que ela desenvolveu uma análise de conteúdo da produção noticiosa da TV Tem sobre religião. “O tema da pesquisa é uma análise de conteúdo dos telejornais da TV em Sorocaba para discutir a abordagem da religião e da religiosidade, a frequência que aparece, quais mais aparecem, se existe uma preferência em falar com um público e não ouvir outros. Na análise, me baseei no conceito de Magali Cunha, de imaginário exclusivista, e avaliei se o conceito criado em 2014 ainda era válido em 2025.”

Beatriz Jarins, jornalista formada pela Uniso em 2024, vai apresentar seu trabalho de conclusão de curso, o livro-reportagem “EnvelheSer: saberes daqueles que vieram antes de nós”. Na produção, Beatriz se valeu de técnicas de jornalismo literário e esse formato jornalístico faz parte do foco do artigo enviado ao EPECOM deste ano, o que pode ser observado pelo título do trabalho aprovado: “Registro da memória: saberes de uma população cada vez mais envelhecida, tecida pelo olhar do jornalismo literário”. Para a jornalista, a ideia de participar do EPECOM surgiu após sua banca do TCC quando os professores disseram que o trabalho merecia ser inscrito. “Acho que foi bom ter saído um pouco do foco e voltar agora porque consegui trazer outras coisas e isso foi bem bacana. Todo estudante deveria fazer isso, pois fica como bagagem e é algo marcante.”


Sophia Ruivo, estudante do quarto semestre de jornalismo, e sua amiga Maria Paula Estevam Mobaier fizeram um artigo sobre a banalização do mal na produção do entretenimento em que casos reais são adaptados. O objeto de estudo foram os filmes sobre o caso Suzane Von Richthoffen de Maurício Eça. A escolha do tema surgiu durante as aulas do curso de Jornalismo e pelo interesse em jornalismo cultural que a dupla compartilha. Sophia comenta que o artigo foi escrito em 2024 para a disciplina Projeto Integrador Pesquisa em Jornalismo, ministrada pela professora Bianca Didoni que sugeriu a participação no evento. “Nas férias de julho deste ano ela me mandou mensagem: ‘Vamos mexer no seu artigo’, eu e ela vimos o que poderia ser melhorado e colocamos no template para o GT JR 2 do Epecom”, relembra. Para Sophia, o artigo ter sido escrito em dupla tem um gostinho ainda mais especial por ter sido o primeiro a ser produzido em parceria. “Poder pesquisar temas específicos foi bem mais tranquilo, e acredito que pude aprofundar melhor o tema assim, a Maria e eu dividimos cada entrega em dois tópicos para cada uma e, no fim, as duas se dedicaram muito para o produto final.”

Programação do EPECOM 2025
22 de setembro de 2025 – Manhã
9h às 9h30 – Abertura.
9h30 às 10h30 – Palestra: Literacias de Mídia e Informação, com Roseli Fígaro.
10h30 às 11h – Sessão de perguntas e respostas.
22 de setembro de 2025 – Tarde
14h às 17h – Grupos de Trabalho.
17h às 18h – Lançamento de livros.
23 de setembro de 2025 – Manhã
9h – Abertura e Mesa-redonda – Entre o Bem e o Mal: Inteligência Artificial, Visões Antagônicas e os Estudos em Comunicação. Integrantes da mesa: Bruno Aguilar da Cunha (Uniso), Florence Dravet (PUC-BSB) e Luis Roberto Albano (Uniso). Mediação: Guilherme Profeta.
23 de setembro de 2025 – Tarde
14h às 17h – Grupos de Trabalho do EPECOM Jr.
O evento é gratuito. Para se inscrever, acesse o site: https://uniso.br/evento/epecom-2025/