Jornalismojornalismo onlineSorocabaUniso

Estudante da Uniso é campeão da Copa Sul-Americana de Futebol para Amputados ‘é uma história predestinada’

Pedro Henrique Barbosa, o “Pedrinho”, é estudante de Psicologia, Meio-campista da Seleção Brasileira, jogador do São Bento, conquistou o tetracampeonato da Copa Sul-Americana de Futebol para Amputados com a equipe nacional.

Por Kauã Bueno (Agência Focas – Jornalismo Uniso)

arte da Seleção Brasileira campeã. Imagem: reprodução das redes sociais da cbfamput.

A final foi disputada no Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo, em 30 de agosto. Após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar e na prorrogação, o Brasil venceu o Uruguai nos pênaltis e garantiu o título.

Essa foi a primeira participação oficial de Pedrinho pela Seleção. “Meu objetivo era esse: representar uma nação inteira, o Brasil, que é o país do futebol. Estar convocado já é muito gratificante, mas defender a Seleção Brasileira é um sentimento inexplicável, que nos dá ainda mais vontade de correr atrás e se manter focado”, afirmou.

Pedrinho com a Taça. Foto: reprodução das redes sociais

Na fase de grupos, a equipe goleou o Equador por 9 a 0, com destaque para o meia da Uniso, que abriu o placar logo aos 33 segundos. O campeonato foi realizado entre 26 e 30 de agosto.

“Sou o atleta mais novo da delegação, mas estar entre os titulares já consolidados é algo incrível. O primeiro gol da seleção nesse campeonato, foi meu com 33 segundos de jogo, fico até arrepiado porque é realmente uma história predestinada.”

Na sequência, a seleção derrotou o Chile, com o placar de 5 a 0, também enfrentou o Uruguai, vencendo por 2 a 1. Já na semifinal, a seleção derrotou a Colômbia, e na grande final, a equipe jogou mais uma vez contra os uruguaios, com vitória nos pênaltis, por 4 a 3. 

: Seleção Brasileira levantando a taça. Imagem: reprodução das redes sociais da cbfamput

Além da conquista, a Seleção garantiu vaga na Copa do Mundo de 2026, que será realizada na Costa Rica entre 31 de julho e 9 de agosto. Uruguai e Colômbia também se classificaram.

“Estou com as expectativas lá em cima, para que eu possa integrar a equipe, que eu possa estar lá pela Seleção, fazendo a minha primeira viagem internacional pelo esporte, é um sonho e se tudo der certo será realizado.”

O atleta conclui com as suas expectativas em relação ao esporte. “Falando coletivamente, a expectativa é que isso gere mais visibilidade para a modalidade, e que as pessoas acompanhem ainda mais o esporte, seja nos estádios ou na mídia.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *