TEDx UNISO 2025: reimaginando o futuro
Por Laura Machado, Alyne Troiano e Beatriz Lippi (Agência Focas – Jornalismo Uniso)
Foi realizada nesta terça-feira (16/9), no auditório do Bloco F da Universidade de Sorocaba, mais uma edição do TEDx Uniso. Com o tema “Reimaginando o Futuro”, o evento contou com sete palestras no formato tradicional do TED Talks. Os convidados dividiram com o público suas experiências de vida, que moldaram suas trajetórias e inspirações para reimaginar o futuro.

Camila Achutti abriu o palco do TEDx refletindo sobre o impacto da inteligência artificial na infância, destacando como essas tecnologias podem influenciar a formação de personalidade e até criar uma falsa sensação de produtividade. Usando exemplos vividos com sua filha, ela alertou para os riscos da hiperconexão e da pobreza de aprendizado quando a tecnologia substitui o esforço humano nas tarefas escolares.

A jornalista Elisa Veeck compartilhou sua trajetória marcada pelo desejo de transformar o telejornalismo em algo mais próximo das pessoas. Contou como buscou romper a rigidez da linguagem televisiva para se comunicar de forma acessível a diferentes classes sociais e níveis de escolaridade, defendendo a ideia de que “ninguém sabe tudo e nada é óbvio”. Para ela, o jornalismo deve ser uma ponte de acesso entre a informação e o público. “Comunicar é um ato de coragem” foi a grande mensagem da noite.

A judoca e medalhista olímpica Beatriz Souza emocionou ao narrar como o esporte mudou sua vida, trazendo conquistas mas também exigindo grandes sacrifícios. Entre eles, a ausência em momentos familiares delicados, como a doença da mãe e a perda da avó pouco antes da Olimpíada. Relatou ainda sua luta contra o racismo e reafirmou sua força como mulher no tatame, ressaltando que, mesmo diante das dificuldades, segue disposta a pagar o preço por seus sonhos, mirando agora a Olimpíada de Los Angeles. Bia encerrou com a frase “Eu não tenho dúvidas de que o impossível pode ser conquistado”, emocionando ao levantar a medalha de ouro conquistada em Paris.

Com leveza e bom humor, Thais Linares abordou a importância de transformar vulnerabilidades em coragem. Ao relembrar como começou a compartilhar nas redes sociais não apenas seus acertos, mas também os erros e inseguranças, destacou que as pessoas buscam se conectar com quem é real e imperfeito. Para ela, o maior desafio está em lidar com a própria falta de coragem, enfrentando tanto o medo de começar quanto o de fracassar.

A jornalista Letícia Vidica con tou sua trajetória como uma espécie de conto de fadas moderno. Desde a infância, quando não se sentia parte de nenhum lugar até se inspirar ao ver uma mulher preta no jornal, encontrou no jornalismo uma forma de ser ouvida. Citando a escritora Chimamanda Ngozi Adichie, destacou a necessidade de romper com a “história única” e construir futuros mais diversos. Sua carreira, ela passou por emissoras como RedeTV, SBT, Globo e CNN Brasil, foi apresentada como exemplo da importância da equidade e da representatividade no futuro da comunicação.

O psiquiatra Rodolfo Damiano trouxe uma reflexão sobre saúde mental ao relembrar as dificuldades vividas no início da faculdade de Medicina. Vítima de trotes e de ataques quando criou o GAP, Grupo de Apoio ao Primeiranista, ele enfrentou uma depressão grave, mas ressaltou que conseguiu superar esse momento com o apoio e o amor de seus pais. Para ele, amar é um ato poderoso, capaz de nos tirar de qualquer situação difícil.

Encerrando a noite de palestras, Chef Otto levou ao palco uma história de determinação e reinvenção. Contou como começou a vender molhos e comidas para financiar uma viagem à Alemanha, em busca do amor de sua vida, até perceber que precisava desenvolver melhor suas habilidades de comunicação para expandir os negócios. Em sua visão, a comunicação é a chave que abre portas e transforma sonhos em oportunidades.
As palestras foram realizadas a cada 10 minutos e, após as apresentações, os convidados foram direcionados a uma sala ao lado do anfiteatro onde estava sendo produzido um podcast com apresentação do professor Emílio Alves juntamente com os alunos do curso de Relações Públicas. O professor e dois alunos de RP conduziram a conversa com os convidados que também responderam perguntas dos demais alunos, posicionados ao redor da mesa de apresentação do podcast.
O evento contou com a colaboração de patrocinadores, entre eles a Unimed, TV Tem, Eduzz, entre outros.
Além das palestras inspiradoras, o palco do TEDx Uniso recebeu apresentações artísticas. Antes do início das palestras, a cantora Welfarah Lima e o violinista Paulo Daniel se apresentaram. No intervalo, o grupo Sheilas ballet performou uma coreografia de Natam Thagore e o grupo Inazuma Taiko marcou presença com uma apresentação de Taiko, os tradicionais tambores japoneses.
