Semana do Esquenta: Presidente do Conrerp ministra palestra para futuros RPs

O presidente do Conselho Regional de Relações Públicas (Conrerp), Cláudio de Andrade, conversou com os alunos do curso de Relações Públicas, na manhã de sexta-feira (26), na Universidade de Sorocaba, para explicar a “Materialidade das Relações Públicas”. A cerimônia também foi marcada pela posse de Márcia Melo Bustolin no cargo de delegada regional do conselho.

Cláudio iniciou a palestra falando um pouco sobre sua vida, como se interessou por relações públicas quando ainda cursava psicologia e contou sobre suas experiências profissionais, além de dar várias dicas sobre o perfil de um profissional na área. Exemplificando que o reconhecimento é o principal objetivo da profissão, Andrade abordou as relações entre o profissional, o meio empresarial e a sociedade.
Experiente na área de gestão de sustentabilidade, ele também comentou sobre as iniciativas da Global Reporting Initiative (GRI), uma organização holandesa que é pioneira em sustentabilidade e que desenvolve e dissemina diretrizes para a elaboração de relatórios sobre sustentabilidade. “Fiz questão de mostrar o GRI porque é o mais evoluído e mais utilizado sistema de relatórios que os relações públicas fazem”, afirma Cláudio.
O presidente que recém empossado no Conrerp destaca a crise que a profissão enfrenta e diz que acha necessário que os profissionais tenham sua credencial, uma das frentes de atuação do conselho.
Cerimônia de Posse
Márcia Melo Bustolin, que também faz parte do Conrerp, assumiu durante o encontro, na presença dos alunos da Uniso, o cargo de delegada regional da organização. Márcia fez um discurso e aconselhou os alunos para o futuro. Segundo ela, o melhor que se pode fazer é ouvir para depois falar.
A coordenadora do curso de Relações Públicas, Mércia Segala, que é membro do conselho, acredita que esse contato entre organização e os alunos é importante não só como experiência, mas para incentivá-los a entrar no Conrerp. “O conselho mostra como mensurar as relações públicas e o retorno da comunicação, é uma forma de conscientização da profissão”, finaliza.

Texto: Lauren Olivieiro, para a Agência JOR/Uniso
Fotos: Neto Martini, Agência JOR/Uniso