Uncategorized

Alunos de Jornalismo da Uniso são premiados no 15º ASI/Schaeffler de Direitos Humanos

Larissa Pessoa, Jéssica Santos e Lucas Montenegro
Além da categoria Estudante, que teve três alunos da Uniso finalistas e contemplados, foi conquistado o prêmio especial com o Troféu “Tim Lopes”, concedido ao melhor entre todos os primeiros colocados em seis categorias. Lucas Montenegro, do oitavo período, foi o vencedor com uma reportagem da Agência Experimental de Jornalismo veiculada pelo jornal Cruzeiro do Sul no último dia 09 de agosto.
Em sessão solene realizada na Câmara Municipal, a imprensa de Sorocaba, convidados e autoridades, acompanharam a cerimônia da entrega do 15º Prêmio ASI/Schaeffler de Direitos Humanos, na noite desta terça-feira (17). O prêmio tem como objetivo reconhecer os profissionais de jornalismo em diferentes categorias, que tiveram destaque na produção de conteúdos voltados aos direitos humanos e sociais.
Trabalhos importantes com variados temas e abordagens foram premiados e os sentimentos de emoção e reconhecimento marcaram a noite. Especialmente para o curso de Jornalismo da Uniso, o momento foi também de orgulho pelos três alunos selecionados como finalistas. Eles conquistaram quatro prêmios diferentes, incluindo o mais importante da noite, o Troféu “Tim Lopes”, disputado pelos vencedores de todas as categorias e que, portanto, destaca o melhor entre os melhores trabalhos concorrentes.
Foi o aluno Lucas Montenegro, 26, concorrendo pela Agência de Jornalismo da Uniso, o grande campeão da 15ª edição do Prêmio ASI Schaeffler. Na categoria Estudante, cujo troféu leva o nome do jornalista Paulo Fleury, Lucas foi destacado como primeiro colocado e, ao final da noite, em clima de expectativa, foi anunciado como o vencedor do Prêmio “Tim Lopes”, que homenageia o jornalista morto por traficantes durante o exercício da profissão em uma favela do Rio de Janeiro.
Na categoria Estudante, Larissa Pessoa, 23, que hoje é repórter do Jornal Cruzeiro do Sul, mas concorreu com uma reportagem publicada enquanto era do programa de estágio no mesmo veículo, e Jéssica Santos, 21, estagiária do Diário de Sorocaba, foram respectivamente segunda e terceira colocadas.
Lucas concorreu com a reportagem: “Eles querem reescrever a própria história”, inicialmente produzida para ser divulgada em um blog que desenvolveu para a disciplina Jornalismo Digital, no início do ano. Mas com o incentivo da professora Evenize Batista, que é responsável pelas aulas, conseguiu a veiculação da matéria no Caderno de Domingo, do Jornal Cruzeiro do Sul.

O objetivo da reportagem era mostrar como é um dia de aula para os internos do Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação Casa III – de Sorocaba). Lucas conta que, além de divulgar o trabalho que é realizado para a reinserção social dos adolescentes, “Quis contar o que eles querem fazer depois de sair de lá, os planos, as expectativas e sonhos”.
Professores Fernando Negrão Duarte, Evenize Batista
e Andrea Sanhudo, com os alunos
Emocionado, Montenegro diz ter ficado surpreso por estar entre os três finalistas e que já estava feliz. “Jamais eu ia esperar, além de ganhar em primeiro lugar, vencer o Troféu Tim Lopes. Eu estou muito alegre e muito feliz”.

Para a coordenadora do curso de Jornalismo, Andrea Sanhudo Torres, o prêmio é o reconhecimento do trabalho e dedicação tanto dos alunos como dos docentes. “No momento, é felicidade e acho que isso também é um estimulo para que os nossos alunos continuem produzindo e se dedicando, porque o mercado de Sorocaba hoje está muito atento à formação que a Uniso oferece ao profissional de jornalismo”.
Já para a coordenadora da Agência de Jornalismo da Uniso, Evenize Batista, é um orgulho muito grande ver o conteúdo feito para um trabalho acadêmico ser premiado e reconhecido entre os profissionais. “É a realização plena do trabalho do professor. Poder acompanhar em todas as etapas e saber que isso nasceu de uma atividade, que foi feita com tanto empenho por ele. É uma satisfação plena”.
Homenagem ao jornalista Rui Albuquerque
Para Evenize, o resultado do prêmio ASI, é uma maneira de incentivar todos os alunos, além de ser um ânimo para que eles se dediquem mais. “Que eles se espelhem nos alunos premiados para que a gente possa estar aqui no ano que vem”, completa. Além dos troféus, todos os contemplados receberam prêmio em dinheiro.
Durante o evento, a presidente da ASI, a jornalista Ângela Fiorenzo, destacou a importância do jornalista hoje na sociedade e parabenizou a todos que se inscreveram. Foi homenageado durante a sessão, o jornalista Rui Batista Albuquerque Martins, falecido recentemente. Rui foi lembrado pelo seu profissionalismo e foi anunciado pela presidente da ASI que a entidade terá um prêmio especial homenageando o colega a partir do ano que vem. Familiares do jornalista Rui Albuquerque compareceram ao evento e receberam uma placa de reconhecimento pela trajetória profissional e pela amizade cultivada no meio jornalístico.
Outras categorias
No total a ASI recebeu 61 trabalhos, dos quais foram 18 selecionados e premiados em seis categorias: Fotojornalismo, Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Reportagem Cinematográfica e Estudante. Na categoria Fotojornalismo, com o Troféu “Álvaro Zalla”, ficou em primeiro lugar o fotógrafo Erick Pinheiro, do Jornal Cruzeiro do Sul, em segundo Pedro Negrão, também do Cruzeiro do Sul e em terceiro Fernando Rezende, do Diário de Sorocaba.
Na categoria Jornalismo Impresso, com o Troféu “Vitor Cioffi de Luca”, Carolina Santana, Carlos Araújo e Daniela Jacinto, todos do Jornal Cruzeiro do Sul foram premiados nesta ordem. Já no Telejornalismo, com o Troféu “Marcos César”, o vencedor foi Fernando Daguano, da TV Tem Itapetininga, seguido por Jota Abreu, do SBT e Daniela Golfieri, da TV Tem Sorocaba. 
A categoria Radiojornalismo, com o Troféu “Ulderico Amêndola”, os premiados foram: Oliveira Junior, da Rádio Cacique, André Fazano, da Cruzeiro FM e Alexandre Moreto, da Rádio Ipanema. Como Reportagem Cinematográfica, com o Troféu “Freitas Junior”, o primeiro lugar ficou para Witter Veloso, da TV Tem, seguido por Diego Sales, da TV Votorantim e Anderson Cerejo, da TV Tem, com o terceiro lugar.

A sessão solene foi presidida pelo vereador Muri de Brigadeiro, representando o presidente da Câmara, Cláudio do Sorocaba 1, que não pode comparecer. O professor Fernando Negrão Duarte do curso de Jornalismo e coordenador do Laboratório de Comunicação da Uniso, representou o reitor da Universidade, Fernando de Sá Del Fiol. Já o jornalista Marcel Stefano, diretor de Imprensa da Prefeitura de Sorocaba, representou o prefeito Antônio Carlos Pannunzio, também esteve na mesa solene o diretor de Comunicação da Câmara, Carlos Garbo, que também é aluno de Jornalismo da Uniso.
Em nome do grupo Schaeffler, a gerente de Marketing Renata Campos entregou todos os prêmios da noite e fez um discurso destacando que é uma honra para a empresa poder patrocinar o concurso há quinze edições, valorizando os profissionais e incentivando a abordagem de temas de interesse público voltados aos direitos humanos e sociais. 

_______________________________________________
Texto: Taiane Avalos, para a Agência de Jornalismo Uniso
Fotos: Cacá Fagundes, para a Agência de Jornalismo Uniso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *