Semana das Engenharias aborda MS Project

A 1ª Mostra de Atividades Acadêmicas (I MAAC) da Universidade de Sorocaba contou com quinze eventos paralelos, entre eles a III Semana das Engenharias. Nesta quarta-feira, dia 4, a programação contou com a palestra sobre Gerenciamento de Projetos com Demonstração do uso do MS Project 2013. A atividade foi ministrada pelo gerente de projetos do grupo Itaú, Paulo Leite, e aconteceu no anfiteatro do Bloco F, na Cidade Universitária.
O evento foi dividido em duas partes, na primeira, Leite apresentou os conceitos e a história de Grandes Projetos e os grandes problemas que a humanidade enfrenta no cenário mundial. Já na segunda parte do encontro, ele mostrou aos universitários como transformar um problema em uma oportunidade e como resolver os problemas através do conhecimento, ele também resumiu o conhecimento conceitual e disponibilizou a maneira correta de utilizar as ferramentas do programa MS Project.

Segundo ele, mostrar sua experiência e poder tratar do tema no ambiente acadêmico é muito importante, porém o problema que a profissão enfrenta é que as pessoas fazem projetos de uma maneira errada. Ele ainda relata que “o campo de atuação profissional é muito amplo e está crescendo cada vez mais. É uma oportunidade para o estudante estar inteirado do tema, ainda mais com a crise que o Brasil está passando, pois temos projetos de revisão orçamentária e de redução de custos”.
Para a professora Tamires Nossa e para o estudante do 7º período de Engenharia Cívil, Roberto Veiga Carreo, a atividade é muito relevante, pois, além de ser um tema geral, todos estão envolvidos com projetos, cumprimento de planejamentos e metas. Carreo afirma que foi muito produtiva e interessante. “É muito importante ter palestras como essa, que podem trazer mais experiências para a nossa vida profissional”, defende.
Texto: Rebeca Saroba, Agência JOR/Uniso
Fotos: Henrique Belquior, Agência JOR/Uniso