Reflexão sobre questões racistas são foco da Uniso nesta segunda-feira (18)

Os cursos de Comunicação da Universidade de Sorocaba (Uniso), em ação integrada, promovem eventos para marcar a passagem do Dia da Consciência Negra, na próxima segunda feira (18).
As atividades estão programadas para os períodos da manhã e noite no campus Cidade Universitária e fazem parte do Núcleo de Ações Afirmativas dos cursos de Comunicação, que promove eventos semestrais para debater com a comunidade temas que precisam de reflexão social.
 Na edição deste semestre, o objetivo é promover o debate sobre questões de preconceito, inclusão e local de fala dos negros, no Brasil, mas também na cidade e região, de acordo com a organizadora, Thífani Postali. Ela destaca a tendência do povo brasileiro de não reconhecer o preconceito racial ao citar pesquisa realizada em São Paulo no ano de 1988 e repetida em 2011, com resultados semelhantes, apontando que 97% dos brasileiros não se dizem racistas, mas 98% conhecem alguém que é.
A organizadora aponta ainda a importância do evento no meio acadêmico, pois mesmo hoje, pode-se observar uma defasagem na tratativa com questões de diversidade de muitos profissionais, mesmo na área da comunicação. “É mais do que urgente, é mais do que necessário debater, ouvir o outro e somar ideias”, explica.

40 anos de Nucab
As atividades desta segunda-feira (18), serão realizadas no Auditório EMI, do Bloco F, da Cidade Universitária. Um dos destaques da programação é a comemoração pelos 40 anos do Núcleo de Cultura Afro-brasileira da Uniso (Nucab). Tanto pela manhã (8h) quanto à noite (19h), os eventos contarão com a presença de Ana Maria Souza Mendes, coordenadora do Nucab para falar sobre as ações desenvolvidas em quatro décadas de trabalho, preservando informações, valorizando a cultura e a história da comunidade afro-brasileira.
Ainda na parte da manhã, às 8h30 será realizada uma roda de conversa com alunos e profissionais de comunicação sobre o tema “Ser negro na cidade, na universidade e no mercado de trabalho”.

Às 10h30, na Biblioteca Aluísio de Almeida, o professor Aldo Vannucchi conduzirá a entrega do quadro da pintora sorocabana Teresa Cortez de  Barros   “Mulheres negras”, em homenagem aos 40 anos do Nucab.

Já no período noturno, após à abertura com a participação da coordenadora do Nucab, Ana Maria Souza Mendes, às 19h. Haverá um bate papo com Matheus Dantas sobre “Comunicação, empreendedorismo e atitude”. Dantas é jornalista, egresso da Uniso, fundador da marca de atitude e representatividade chamada Raiô que produz peças de vestuários e promove eventos com essa temática.

Agência Focs / Jornalismo Uniso
Texto: Érick Florêncio