“Organização é essencial para iniciar qualquer trabalho”

A dica é do professor Rafael Negri, que ministrou duas oficinas de edição de vídeos com o software Premier aos alunos de jornalismo da Uniso nesta quinta-feira.
Durante a Semana de Comunicação da Universidade de Sorocaba o curso de Jornalismo contou com vários workshops, um deles foi sobre edição de vídeos. A oficina foi ministrada nos períodos da manhã e da noite, por Rafael Negri, professor e diretor da Escola Mundo Arte, que mostrou as técnicas para edição de imagens não linear e computação gráfica para o jornalismo.
Para dar início à oficina, Negri escolheu a reportagem criada pelos próprios alunos da Uniso sobre a cirurgia da cobra píton no hospital veterinário da Universidade, conteúdo divulgado pela Agência de Jornalismo da Uniso e multiplicado em veículos de comunicação nacionais e internacionais no último mês de junho.
Negri alertou aos alunos, que a primeira atitude a ser tomada antes de começar um trabalho é organizar todo material. Segundo ele, “o ideal é organizar as imagens, as passagens, os off’s, as sonoras e as trilhas dentro de pastas específicas, pois isso facilita o trabalho. Organização é essencial para iniciar qualquer trabalho”, salienta.
A partir disso, o professor criou um roteiro com os alunos para começaram a edição da reportagem. Durante esse processo, Negri ensinou como usar as ferramentas do programa Premier, as técnicas para edição das imagens, os procedimentos para editar off’s, passagens e trilhas e elaborar uma boa reportagem.
Entre os alunos participantes estavam Leonardo Vieira e Melissa Regina Fernandes, do 4º semestre. Para eles, a oficina foi muito importante por proporcionar conhecimento sobre o programa e capacitá-los para a edição de imagens. “Quanto mais conhecimento você tiver para agregar ao seu currículo, mais preparado você está para o mercado de trabalho”, comenta Leonardo.
Para Negri, o workshop foi muito produtivo e os objetivos alcançados. “Foi bem bacana. Os alunos estavam interessados no conteúdo e a interação entre todos foi bem interessante”, afirma. Ao final das oficinas, Negri fez o sorteio de bolsas de 20% de desconto no curso de Computação Gráfica, bolsas de 30% em qualquer curso da Mundo Arte e canecas personalizadas.
Texto: Rebeca Saroba, Agência JOR/Uniso
Fotos: Jimena Villalobos, Agência JOR, Uniso