Enfermagem promove atividades a alunos do Colégio Dom Aguirre

O curso de Enfermagem da Universidade de Sorocaba (Uniso) promoveu uma atividade seguida de palestra com os alunos do 5° ano do ensino fundamental do Colégio Dom Aguirre para falar sobre sexualidade e conhecimento do próprio corpo. As visitas aconteceram nos dias 21 e 22 de outubro, nos períodos da manhã e tarde. Os estudantes também conheceram os laboratórios de práticas clínicas e anatomia.

Com o apoio de professores, os estagiários do curso realizaram uma brincadeira com as crianças, onde elas tinham de citar as vantagens e desvantagens do sexo oposto. Em seguida, iniciaram uma palestra tratando de assuntos como gênero, mudanças do corpo na adolescência e higiene íntima.
Edilene Miguel Sanches, professora responsável pelo 5°ano A, ressaltou as importâncias dessa visita dos alunos à universidade: “Como nós estamos estudando o corpo humano, foi essencial para fechar o bimestre”. Ela também diz que alertou os alunos quanto ao que seria visto. “Disse a eles que o corpo não é circo, não é engraçado, mas um assunto sério, tanto para tratar de doenças quanto de higiene pessoal”.
“Gostei bastante do passeio. Para quem quer ser médico ou enfermeiro, foi ótimo”, disse Artur de Melo, de 11 anos. Aluno do 5° ano C, ele diz ter aprendido bastante com o que foi apresentado a eles. “Minha parte preferida foi quando fomos ao laboratório e vimos os ossos, os livros”.
Para a professora do curso de Enfermagem, Sheilla Siedler Tavares, os temas abordados, ainda que de maneira sutil, são necessários para que eles entendam um pouco sobre o próprio corpo. “Nós falamos sobre a questão da sexualidade mais para falar sobre higiene íntima e as mudanças na adolescência”. Para ela, a visita também pôde influenciar na escolha da profissão deles futuramente: “Eles estiveram em ambiente universitário, viram como funciona, e isso pode despertar o interesse por alguma profissão, não somente na área da saúde como em qualquer outra área”, finaliza.

Giulia Vasovino – Agência JOR/Uniso