Uniso promoveu Semana Jurídica

Minicursos e palestras com profissionais da área fizeram parte do cronograma do evento

O curso de Direito da Universidade de Sorocaba (Uniso) encerrou a Semana Jurídica nesta sexta-feira (23). A programação contou com palestras e minicursos nos períodos da manhã e da noite abordando temas como tráfico de pessoas, direito dos animais e investigação policial, reunindo profissionais, docentes e estudantes na Cidade Universitária “Aldo Vannucchi”.

Na terça-feira, 20 de outubro, o ex-aluno e advogado, Victor Ramos palestrou sobre o direito dos animais. Na ocasião, Ramos falou sobre a origem do direito dos animais, sua evolução ao longo das décadas até os dias atuais e os principais pensadores e suas teses a respeito do tema.

Segundo o convidado, este é um assunto muito importante, mas que não está na grade dos principais cursos de Direito do país por motivos políticos e econômicos. “O assunto deve ser falado nas universidades e é questão de ética e moral e essa é a função do advogado, não apenas ganhar dinheiro”, afirma.

Ao longo da Semana, também foram realizadas palestras sobre a redução da maioridade penal com representantes da Frente Nacional Contra a Maioridade Penal e do Fórum Estadual dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, e tráfico internacional de mulheres, com a doutora Tânia Laky, autora do livro “Tráfico de Mulheres, Nova Face de uma Antiga Escravidão”.

Para o presidente do Centro Acadêmico de Direito (CAD) e aluno do 6º semestre de Direito, Miguel Augusto Nisizaki, 23, temas como esses fazem da semana um momento muito importante para os estudantes. “É uma oportunidade para discutirmos temas recém-modificados e recentes com profissionais pontuais da área. Isso é um aprendizado que complementa o que aprendemos dentro da sala de aula”, avaliou.
Minicursos

A “Semana Jurídica” também contou com minicursos diários realizados nas salas de aula do bloco B sobre investigação policial, pericia criminal, poder judiciário e produção textual.
Os minicursos foram ministrados por profissionais de cada área e tiveram o objetivo de mostrar aos participantes a visão técnica e prática dos respectivos assuntos.

Bruno Machado, Agência Jor/Uniso