blogscriatividadediversidadeJornalismojornalismo digitaljornalismo onlinemídias sociaisUnisoyoutube

Estudantes de jornalismo da Uniso criam e abastecem blogs temáticos

Jornalismo Digital na prática

Nesta disciplina, os alunos aplicam o conhecimento das aulas em seus próprios blogs, utilizam diversas ferramentas e mídias para tratar o conteúdo informativo e interagem com o público também pelas redes sociais

Os blogs criados chamam atenção pelas cores , pelos temas  e
              por seus conteúdos jornalísticos publicados de forma criativa e compromissada

Nomercado e na prática jornalística ficou para traz o tempo em que papel, caneta e o foco em apenas um tipo de mídia bastavam para alcançar e efetivamente informar ao público alvo. Com a evolução da internet, o conteúdo informativo é multimídia e multiplataforma e os alunos do curso de Jornalismo da Uniso aprendem isso na prática no quinto semestre, na disciplina de Jornalismo Digital. Para essa vivência, os estudantes desenvolvem seus próprios blogs de notícias e enfrentam o desafio de produzir, postar e propagar suas reportagens na rede.

O jornalismo na internet tem crescido muito nos últimos anos e, assim como os profissionais da comunicação, as universidades precisam se adaptar. Há três anos, a Uniso acrescentou à grade do curso o componente Jornalismo Digital. A jornalista Evenize Batista ministra a disciplina desde 2013 e explica que os alunos aprendem a moldar o conteúdo para cada tipo de postagem e utilizar recursos como vídeos, áudios e várias plataformas. São incentivados a promover a interação, principalmente por meio das redes sociais e estimulados a aprimorar os produtos com monitoramento de resultados, recursos gratuitos e também disponíveis na rede.
Para a professora, o grande desafio desse universo digital não é o manuseio das ferramentas, porque os alunos, em geral, já têm facilidade e habilidade com a internet. “O nosso maior foco está na produção do conteúdo jornalístico que explora todos os recursos e potencialidades que a tecnologia oferece, mas precisa ter a mesma responsabilidade e qualidade independente da plataforma de divulgação”, acentua Evenize.

A prática
O processo para desenvolverem os blogs é iniciado com o planejamento, escolha do tema, público alvo, criar pautas e realizar pesquisas de mercado. Após esta etapa as duplas começam a produção, tendo de chegar a 10 postagens por blog no prazo de sessenta dias. Neste primeiro semestre de 2015, os blogs foram abastecidos até 10 de maio e estão em fase de avaliação, mas a variedade de temas e a qualidade dos trabalhos são destacadas pela professora.
A criatividade é algo que está presente o tempo todo nas atividades dos estudantes desde a escolha do tema até a forma como publicam as notícias, podendo abusar dos recursos do hipertexto (dinâmica que permite a navegação pela internet), informações que se agregam ao texto, como: hiperlinks, fotos, vídeos, imagens, podcasts (áudios) e outros recursos.  “Minha maior satisfação é ver muitos alunos continuando com os blogs, mesmo depois de a disciplina ter terminado, como ocorreu nos anos anteriores. Assim eles podem ter um contato direto com o mercado”, conta a professora Evenize.
Dentre os 27 blogs feitos esse ano, os temas preferidos dos estudantes foram vida saudável, bem-estar e cultura, com vários enfoques. Mas também há blogs de turismo, curiosidades da região, comportamento e culinária regional, educação, esporte, moda, beleza e temas universitários.

Conheça os blogs criados pelos
alunos de jornalismo do 5º semestre

Temas/blogs

Assuntos de interesse do público universitário https://manualdouniversitariosorocabano.wordpress.com/