Uncategorized

Uniso pioneira no país

Libras será incluída na grade de jornalismo em 2015

O curso de jornalismo da Universidade de Sorocaba contará, a partir do próximo ano, com a disciplina de Libras em sua grade curricular.
O ensino antes era optativo e agora passará a ser obrigatório e a Uniso a primeira universidade no país a oferecê-lo nessa modalidade. “Todo aluno que entrar a partir de 2015 e quiser concluir o curso de jornalismo terá obrigatoriamente de cumprir dois créditos ou quarenta horas/aulas da disciplina”, afirma Andréa Sanhudo Torres, professora e coordenadora do curso.
Ela informa que a ideia de oferecer a Língua Brasileira de Sinais foi proposta pelo professor Raul Araujo, pensando justamente no caráter da Uniso ser uma universidade comunitária. “Tínhamos que fazer uma adequação na matriz do curso e incluir dois idiomas, preferencialmente, inglês e espanhol. Por isso, em reunião com o colegiado, o Raul sugeriu a inclusão de Libras.”, ratifica.
A coordenadora disse ainda, que para se cumprir essa determinação das diretrizes do MEC (Ministério da Educação e Cultura), de incluir inglês e espanhol na grade, foi realizado um novo estudo da matriz possibilitando assim a inclusão de Libras. 
A professora Maria Ângela Oliveira, especialista em Libras e educação para surdos, salientou que, esta disciplina na grade de jornalismo, será um grande passo em direção à comunicação e a informação para a comunidade surda. “Ela é a língua materna dos surdos e é muito importante aprendê-la para poder se comunicar com eles”.
                                                                           Foto de divulgação  
Texto: Carlos Borges

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *