Uncategorized

Especial Eleições 2014: Democracia representativa é colocada em prática nas eleições

As eleições são fundamentais para a democracia representativa, quando os eleitores votam em exercício da cidadania para eleger seus representantes. Para o professor André Luiz Sueiro, do curso de Filosofia na Uniso, a democracia é feita de debates e consensos. “É um processo de convencimento, no qual uma maioria não pode impor sua vontade sobre as minorias, mas todos, devidamente representados, devem chegar a um consenso, através de debates públicos”, afirma.

Segundo Sueiro, o brasileiro é pouco politizado e isso atrapalha a aplicação democrática. “Nem todos os brasileiros se sentem responsáveis pelo Estado. Isso prejudica a solução das problemáticas sociais, pois democracia é decidir junto ao Estado e não esperar somente dele”, alega.

De acordo com o doutor em Educação, professor Benedito Cirino, também do curso de Filosofia da Uniso, o mundo contemporâneo tenta instaurar uma ideia de democracia. “A situação política do país está dentro de uma democracia representativa, onde a execução dela se da através das eleições, diferentemente da democracia grega atuante”, ressalta.

Benedito ainda diz que a cidadania é negada por falta de auxílio. “Há uma má distribuição de recursos no país, mas há um processo de implementação da democracia, não só no Brasil, mas no mundo todo. O brasileiro nega sua cidadania por não ter recurso para conhecer sobre política”, conclui.

Felipe Surano, Jorge Armanhe e Wilton Tormena (AgênciaJor/Uniso)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *