NotíciasSemana de Jornalismo ASI/UNISO

ASI/UNISO Evento recebe jornalista da editora Abril

A Semana de Jornalismo ASI/Uniso continuou, nesta quinta-feira, 2, com a palestra da jornalista Lidice Bá, redatora chefe da revista AnaMaria, da editora Abril, que apresenta o case “Revista Popular”, às 8h, no Auditório Central da Cidade Universitária. À 19h30min, também no Auditório Central, é vez do jornalista Marcelo Cury, formado em Jornalismo pela Uniso, com o tema “Empreendedorismo na internet”. 
Na última terça-feira, 30 de abril, os estudantes conheceram o case sobre Comunicação Corporativa, apresentado pela jornalista e coordenadora de Comunicação da Schaeffler América do Sul, Renata Costa Campos. Para ela, a comunicação é fundamental dentro de qualquer empresa e deve fazer parte de todos os setores. “A comunicação corporativa objetiva integrar e obter um bom relacionamento entre todas as áreas”, indica. 
Segundo Renata, o assessor de comunicação precisa estar atento às necessidades dentro e fora da empresa, como antecipar crises, informar e incentivar a participação de todos. “O profissional de Comunicação Corporativa realiza diversas funções, todas ligadas à comunicação de forma ampla. Ele precisa dominar as técnicas da Publicidade e Propaganda, como Criatividade; do Jornalismo, no conteúdo e na adequação da linguagem aos diferentes públicos; e as Relações Públicas, essencial ao relacionamento”, explica Renata.
Renata apresentou parte da produção da Schaeffler, como boletins informativos, sites, outdoors, revistas, banners, mídias sociais, folders e muitos outros meios. Por meio de murais, ela incentiva e informa aos funcionários sobre as campanhas da empresa, jogos sindicais, além de dicas de saúde e utilidade pública. “Para a Schaeffler, manter o funcionário atualizado é uma maneira de se conseguir eficiência no trabalho”, diz Renata, justificando o investimento da empresa na comunicação interna. 
O estudante do primeiro período de Jornalismo, Celso Prado, afirma que ficou surpreso com a quantidade de funções que a palestrante executa dentro da empresa, além do conhecimento que adquiriu com as demonstrações. “Eu gostei muito de saber como funciona a comunicação dentro das empresas. Não sabia que era tão abrangente assim. Um assessor pode fazer várias coisas e isso é muito interessante”. 
Fernando Oliveira, do primeiro período de Publicidade e Propaganda, explica que saiu convencido sobre o que é comunicação e quais são seus benefícios dentro de uma empresa. “A palestra foi muito boa. Acredito que as pessoas que estavam com dúvidas sobre a área da comunicação corporativa aprenderam muito”, completa. 
Programação – A Semana de Jornalismo ASI/UNISO é uma promoção da Associação Sorocaba de Imprensa (ASI) em parceria com o curso de Jornalismo da Universidade de Sorocaba (Uniso), e vai até sexta-feira, 3, com a palestra “Teatro Corporativo”, do ator e publicitário Yunes Chami, às 8h, e com o relações públicas Valter Calis e o jornalista Urbano Martins, que abordam o case “Rádio Ipanema 25 anos”, ambas no auditório do Bloco D. 

Jornalista Renata Costa Campos. Foto: Maíra Adriele Moraes
Alunos de Comunicação participaram da palestra. Foto: Amanda Camargo e Rebeca Saroba
Equipe AgênciaJor/Uniso
Texto e fotos Amanda Camargo e Rebeca Saroba (3º período/Jor-Noite)
Maíra Adriele Moraes, Lucas William Machado Alves, Thamires Oliveira, Bruno Augusto Machado, Bruna Gomes, Marina Moraes, Luiza Steinert, Joyce Gonçalves, Jimena Villalobos (3° período/Jor-Manhã)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *