Análise de Conteúdo foi abordada na Semana da Comunicação
Uma oficina sobre a Análise Conteúdo e sua aplicabilidade como metodologia nas pesquisas foi um dos destaques da última quarta-feira (25), terceiro dia da Semana da Comunicação da Uniso. A oficina foi dirigida pela professora e doutoranda em Comunicação e Cultura, Isabella Pichiguelli, que usou seu trabalho de mestrado, intitulado “Gospel e secular no Jornalismo: A antropofagia da popstora Baby do Brasil”, para exemplificar suas falas.
A Análise de Conteúdo é uma metodologia cientifica usada para analisar, entre outras causas, conteúdos das áreas da comunicação. Laurence Bardin é uma das maiores referências do método, ela define os seguintes passos para a aplicação do conceito: Pré-análise, planejamento, exploração do material, análise, apresentação dos resultados obtidos, e, por fim, uma interpretação dos fatos apurados.
A professora Isabella ressaltou na oficina a importância da pesquisa não somente para a vida acadêmica, mas também para a formação profissional. “A pesquisa nos dá mais instrumentos, mais olhares para que possamos ter uma produção e uma atuação no mercado de trabalho mais crítica, mais responsável, com uma visão muito mais ampla”.
Para a aluna do 4° semestre do curso de Publicidade e Propaganda, Thayná Ribeiro de Moraes, a oficina foi de grande ajuda, pois, “A importância de ter uma palestra, é que a gente tem um conhecimento que muitas vezes o professor não tem tempo de passar em sala de aula. Então, a gente adquire esse conhecimento nas oficinas, expandindo a nossa visão, nosso entendimento”, refletiu.
Isabella Pichiguelli salientou a importância de aproximar os alunos que estão começando a vida acadêmica de temas mais profundos. “A primeira coisa que é mais importante de trazermos esses métodos científicos para um nível de graduação, é que a gente consegue não somente incentivar os alunos de graduação a passarem a pesquisar, a irem para uma iniciação cientifica, a ingressarem no mundo acadêmico, como também a apurarem seus olhares críticos”.
Agência Focs / Jornalismo Uniso
Texto e imagens: Douglas Roque