Notícias

SOCIAL Casamento comunitário é opção para oficializar união

Casamento comunitário, em 2012, reuniu 150 casais. Foto: Marianna Barreto

Os brasileiros nunca se casaram tanto! Pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, de 2012, mostra que o número médio de casamentos entre pessoas a partir de 15 anos aumentou 5% em 2011, e registrou o maior índice do século, atingindo uma média de sete casamentos para cada mil habitantes. 

Os números mostram que a vontade dos brasileiros em oficializar a união e participar de uma cerimônia marcante ainda é grande. Pensando em tornar possível esse desejo, muitos municípios brasileiros adotaram o casamento comunitário. Em Sorocaba, essa iniciativa surgiu, em 2005, devido ao grande interesse dos moradores da cidade. 
O casamento comunitário, que acontece nesse sábado, 27, no andar térreo da Prefeitura de Sorocaba, envolve o Fundo Social de Solidariedade, voluntários e parceiros, sendo destinado para casais com renda de até três salários mínimos. Em 2012, 150 casais oficializaram sua união no evento. Para 2013 são esperados 171 casais, sendo que 25 casais optaram por participar da benção religiosa utilizando o traje tradicional do casamento, vestido de noiva e terno. 
A faixa etária dos participantes do evento é muito diversa, variando de jovens até idosos. A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Inês Moron Pannunzio, conta que já aconteceu, inclusive, de pais e filhos se casarem na mesma data. Segundo Maria Inês, a novidade para esta edição são os cursos de formação para os casais, em relação à importância do matrimonio, proporcionando momentos de reflexão sobre diversos temas, como planejamento familiar e as conquistas e desafios do casamento. 
O evento tem início às 14h com o curso de formação para casais, e às 17h com a benção ecumênica e uma confraternização com familiares e amigos dos casais. Os noivos assistem ainda às palestras sobre “Casamento: conquistas e desafios”, com a pedagoga e coordenadora do Centro de Referência da Mulher (Cerem), Paula Andrea Vial Silva; “Crescimento e amadurecimento pessoais pelo casamento”, com a pedagoga e psicopedagoga Sonia Piaya Marinho Munhos e o psicólogo e terapeuta de casais Airton Tadeu Barros Munhos; “A Educação Financeira realiza seus sonhos”, com a presidente do Instituto da Família, a escritora e jornalista Maria do Carmo Alves Chaves Torres; “Planejamento Familiar: definindo quando e quantos filhos o casal terá de forma segura e eficaz”, com o médico ginecologista e obstetra Edison Luiz de Campos Junior; e “Afetividade e Sexualidade no casamento”, com o advogado Anselmo Rolim Neto. 
Danielle Assis (AgênciaJor/Uniso)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *