Notícias

Fotojornalismo: Estudantes visitam exposição sobre Revista “O Cruzeiro”

Os estudantes de Jornalismo e Relações Públicas visitam a exposição “Um olhar sobre O Cruzeiro: as origens do fotojornalismo no Brasil”, no Instituto Moreira Salles, em São Paulo, nesta quinta-feira, 21. Os alunos vão acompanhados pelos professores Fernando Negrão, Andrea Sanhudo e Ana Piletti. 
A mostra, que tem como foco as décadas de 1940 e 1960, traz mais de 300 imagens e reportagens que revelam a história da principal revista ilustrada brasileira do século 20. 
Publicada semanalmente pelos Diários Associados, empresa de comunicação pertencente a Assis Chateaubriand, a revista O Cruzeiro foi lançada em 1928. Foi um dos mais influentes veículos de comunicação de massa que o país já conheceu. No início da década de 1940, incorporou o modelo da fotorreportagem, tornando-se pioneira na implantação do fotojornalismo no Brasil. 
Acordos com os estúdios de Hollywood facilitaram para que a revista estampasse estrelas de cinema em suas capas, ao mesmo tempo em que contratava fotógrafos do porte do antropólogo francês Pierre Verger (1902-1996), do francês Jean Manzon (1915-1990) e do brasileiro José Medeiros (1921-1990). 
Com curadoria de Helouise Costa e Sergio Burgi, a mostra dá destaque ao lado humanista da publicação, sem perder de vista suas relações com o poder e sua atitude nacionalista, típicas do modo de ação de Chateaubriand, retratadas por fotógrafos como Peter Scheier, Henri Ballot, Marcel Gautherot, Luciano Carneiro, Salomão Scliar, Indalécio Wanderley, Ed Keffel, Roberto Maia, Mário de Moraes, Eugênio Silva, Carlos Moskovics, Flávio Damm e Luiz Carlos Barreto. 
AgênciaJor/Uniso


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *