Uniso prestou serviços de saúde à população no Atividoso

Alunos dos cursos de Saúde – Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Enfermagem – participaram do 2º. “Atividoso – Espaço Livre para a Terceira Idade”, nos dias 30 de setembro e 01 de outubro, no Parque dos Espanhóis. Os estudantes de Fisioterapia ofereceram orientação postural aos participantes, com dicas fáceis que podem ser usadas no dia a dia, melhorando a qualidade de vida dos idosos.
Segundo Priscila Ferreira, aluna do 4º. Período, a orientação postural visa ensinar posições mais adequadas para o corpo durante a realização de trabalhos domésticos. Explica também que há formas corretas para carregar peso, distribuindo-o entre os lados do corpo, e que o alongamento é de extrema importância para evitar dores.
Os alunos estavam sob o a supervisão da coordenadora e professora do curso de Fisioterapia, Lilian Pinto Amaral. “A maioria das pessoas levanta da cama errado. O modo correto é virar para a lateral e apoiar o braço para sentar. Para passar roupa ou lavar louça, por exemplo, o ideal é sempre manter uma perna sobre um apoio”, explica.
Zilda Lati de Camargo de 60 anos, aproveitou o evento para cuidar de sua saúde. Sempre atenta a sua diabetes e à pressão arterial, ela estava interessada também em aprender uma melhor posição para dormir. Como sofre de dores na coluna lombar, ela aprendeu a colocar um travesseiro entre os joelhos para dormir e também a se alongar.
Lilian Casare (AgênciaJor/Uniso)