Uncategorized

Dia das crianças: caminhando juntos em prol de uma nova geração

Antes do presente, o afeto

O mês de outubro chegou e, com ele, a comemoração do dia das crianças. Segundo uma pesquisa da Associação Comercial de Sorocaba, a expectativa é de que as vendas no comércio para essa data seja 5% maior em relação ao ano passado. A pesquisa apontou que 70% dos presentes são brinquedos.

Apesar dessa expectativa, a pandemia da Covid-19 trouxe alterações na vida das pessoas: o comércio fechou as portas e foi reabrindo aos poucos, pessoas ficaram desempregadas, a população precisou seguir medidas de segurança para preservar a saúde, entre outras mudanças.

No entanto, mais do que apenas presentear as crianças com brinquedos, ainda mais em um momento de crise, é importante que os pais ou responsáveis fortaleçam os vínculos familiares com afeto, principalmente em um ambiente de vulnerabilidade social.

Nesse sentido, a Associação Nova Geração (ANG), uma entidade sem fins lucrativos, fundada por Liliane Cristine da Cruz Oliveira (Lili), localizada no Jardim Refúgio, em Sorocaba, realiza esse trabalho desde 2010, por meio de atividades socioeducativas com crianças e adolescentes, dos 4 aos 17 anos de idade, moradoras do bairro. Atualmente, a ONG atende 25 famílias cadastradas.

As atividades são de caráter social, cultural e educacional, realizadas por meio de oficinas e excursões, com foco na orientação das crianças e dos adolescentes assistidos pela associação, sobre o combate às drogas, cidadania, comportamento, meio ambiente, saúde e higiene pessoal. Com o objetivo de educar e criar vínculos que ajudarão na construção de uma nova história e formação de uma nova geração.

Confiança e transformação

Entre as histórias de transformação está a de Janaína Romero Gattaz, 45 anos. Divorciada e mãe de quatro filhos, ela precisou se adaptar para dar conta de cuidar das quatro crianças sozinha, sendo um dos filhos, de dez anos, portador do transtorno do espectro autista (TEA). “Quando me divorciei, as crianças ficaram um período com o pai, daí eu me reestruturei e em junho de 2018 eles vieram morar comigo”, conta.

Devido ao trabalho e por não ter com quem deixar os filhos, as crianças ficavam aos cuidados de outras pessoas. A ANG veio por indicação de uma babá das crianças. Assim, Janaína entrou em contato com Liliane, fundadora da ONG, que se propôs a ajudá-la. As crianças participam das atividades desde o começo de 2019 “eu percebo que as crianças que passam por essa situação do divórcio, se tornam agitadas, ficam nervosas. A ANG melhorou muito a situação, porque, ao invés de eles passarem a manhã dentro de casa, eles passam na ONG, em um ambiente lúdico, com atividades, alimentação balanceada, com gente bacana que ensina, que agrega, mostra cultura, valores…ensina o que é respeito, empatia, gratidão”, relata.

Com o passar do tempo, Janaína percebeu que o comportamento das crianças foi melhorando, tanto na forma de agir, quanto de pensar, inclusive, trazendo os ensinamentos para o lar “Mudou até mesmo a forma que eu me enxergava. Essa coisa de eu me sentir mais confiante e poder passar isso para os meus filhos, que eles podem ser e fazer o que eles quiserem, desde que tenham respeito, amor, empatia e gratidão pelos outros e à Deus”, diz. “Eu percebo que eles são mais confiantes. A minha educação é aberta em relação a diversidade do mundo, então isso, aliado aos ensinamentos da Lili, tornaram as pessoas mais confiantes”, finaliza.

De acordo com Liliane, a parceria entre os voluntários e os pais ou responsáveis pelas crianças nesse trabalho é de extrema importância, uma vez que, somente por meio do estreitamento desses laços afetivos é possível educar as crianças e adolescentes para torná-los cidadãos exemplares. “Eu caminho junto com você – os pais e responsáveis -, você faz a sua parte que eu te ajudo. É o caminhar lado a lado”, explica.

Sobre a ANG

Para saber mais e acompanhar o trabalho realizado pela Associação Nova Geração, acesse a página do Facebook: ANG – Associação Nova Geração – Jd. Refúgio ou o site: https://associacao-nova-geracao.ueniweb.com/

A sede da ONG fica localizada na rua Noel Bento de Almeida, 102 – Jd. Refúgio, já o espaço Educarte, onde são realizadas as atividades com as crianças, fica na mesma rua, no número 35.

 Mais informações pelo telefone: (15) 3016-5299

Texto: Alexandre Meiken (Agência FOCS/ Jornalismo Uniso)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *