Debate entre candidatos movimenta Cidade Universitária

O tradicional debate entre os candidatos à Prefeitura de Sorocaba, organizado pelo Curso de Jornalismo, e acompanhado pelo pró-reitor Acadêmico, professor doutor José Martins de Oliveira Junior, teve sua 4º edição, nesta terça-feira (21), no Auditório Central da Cidade Universitária. O debate foi mediado pela coordenadora da Agência Experimental de Jornalismo da Uniso, professora Andrea Sanhudo Torres.

A movimentação na Cidade Universitária ficou por conta dos convidados dos candidatos que lotaram o saguão do Prédio Administrativo, onde puderam acompanhar a transmissão do debate por um telão.

Os candidatos Raul Marcelo (Psol), Antônio Carlos Pannunzio (PSDB), Iara Bernardi (PT) e Renato Amary (PMDB), tiveram que responder a perguntas relacionadas à saúde, à educação, ao transporte público, combate ao tráfico de drogas, à qualificação dos profissionais para as indústrias de Sorocaba, planos para a ampliação do aeroporto, entre outras.

O debate teve a duração de duas horas e 20 minutos, divido em seis blocos, nos quais os candidatos apresentaram suas propostas de governo e responderam a questões da imprensa, da comunidade acadêmica, dos ouvintes da rádio Band e dos presentes no auditório. O ponto alto foi o bloco em que os candidatos realizam perguntas entre eles.

A comissão de ética, integrada pelos professores Julio Gonçalves, do Jornalismo, professor Emerson Alexandre Rodrigues, do Direito, e da jornalista Sandra Vergili, diretora da Associação Sorocabana de Imprensa, chegou a avaliar um pedido de direito de resposta apresentado pelo candidato Renato Amary, ainda no primeiro bloco, para rebater críticas apresentadas pelo candidato Antonio Carlos Pannunzio. No entanto, a comissão indeferiu o pedido por não reconhecer nenhuma manifestação de ofensa a Renato Amary.

Com transmissão ao vivo pela rádio Band FM e Band Online, o debate contou com a presença dos alunos e funcionários da Uniso, de assessores dos candidatos e da imprensa.

Segundo a professora Andrea Sanhudo, o curso de Jornalismo realiza o debate entre os candidatos a prefeito de Sorocaba desde 2000, e foi a segunda vez que a Cidade Universitária foi palco desse momento político importante para Sorocaba e para a própria universidade. Os debates em 2000 e 2008 foram realizados no Salão Verde, do Campus Seminário. Em 2004, então, na Cidade Universitária.

Sobre a avaliação do debate, a professora destacou o esforço conjunto de professores e alunos dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Direito para que tudo ocorresse como planejado. “Pelo tempo, pouco mais de um mês para organizar um evento como esse, em que envolve militância política, consideramos que tudo saiu como o previsto, e melhor. Foram muitas pessoas envolvidas, da equipe de manutenção, segurança, técnicos, de eventos, alunos, professores e dos jornalistas da Band FM para que tudo desse certo e que nossos candidatos democraticamente pudessem debater com a comunidade acadêmica.”

Confira mais fotos: (clique para ampliar) Adrielli Bragança (AgênciaJor/Uniso)