Associação Kairós é reinaugurada com festa

Reinauguração oficial – Foto: Emilio Botta

A Associação Kairós de Sorocaba, entidade cultural e social sem fins lucrativos, inaugurou oficialmente a nova sede da Biblioteca Comunitária “Eliana Gonçalves Pereira”, no último fim de semana, no Centro Esportivo “Francisco Lisboa”, no Jardim Maria Eugênia, com muita festa e música boa.
O evento contou com a participação de inúmeros moradores da comunidade e também de autoridades, como a vice-prefeita da cidade, Edith Di Giorgi, e os secretários municipais José Simões de Almeida Junior, de Cultura e Lazer, Francisco Moko Yabiku, de Esportes, Armando Raggio, da Saúde, e João Leandro da Costa Filho, de Governo. Todos fizeram discursos e plantaram uma muda de árvore nas imediações da sala de leitura. Em seguida, os membros da associação homenagearam seu coordenador Paulo César Grazzi. “Eu quase tenho um ‘treco’ cada vez que vejo alguém na biblioteca ou participando dos cursos. Este projeto é o motivo pelo qual ainda estou aqui trabalhando”, admite.
O primeiro dia de festa, sábado, 20, foi marcado por um sarau animado com a artista Ana Lima, do Grupo Cultural Mesma Frequência, apresentações de música caipira com Aroldo Santos e Luiz Queixada; e Música Popular Brasileira (MPB) com Anselmo Santos e Paulo Domingues, além de declarações de poesias e crônicas. As comemorações continuaram no domingo, 21, com apresentações divertidas de palhaços e mágicos.
O foco desta vez, segundo Garzzi, é aumentar o nível de cultura e informação dos frequentadores. “Os incentivos estatais na área são bons, mas as pessoas não sabem disto e não conhecem nenhum projeto”, explica. Quando foi inaugurada pela primeira vez, em 2001, o objetivo da entidade era implantar um espaço cultural num bairro totalmente avesso às bibliotecas e, ainda assim, atraí-los.
Hoje as prateleiras guardam mais de 3.500 obras, além de outras tantas empacotadas por falta de espaço. “Assim que for abrindo lugar, vamos colocando os outros livros nas prateleiras”, explica Grazzi. A nova sede também conta com uma sala de leitura, onde os visitantes poderão ler jornais e revistas.
Para este ano, a entidade já confirmou três cursos gratuitos: Arte em madeira, Flores em E.V.A. e Elétrica. O último já tem mais de 20 alunos inscritos e acontece numa sala cedida pela Escola da Família.
Os interessados em emprestar um dos livros cadastrados na biblioteca comunitária devem preencher uma ficha com nome completo, RG e CPF. O inusitado é que não existe prazo para devolução da obra. “Você pode ficar quantos dias quiser com o livro, nós confiamos em você”, destaca o coordenador da Kairós.
A biblioteca comunitária funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Antes da mudança, o espaço recebia em média 35 pessoas por dia, entre crianças, jovens, adultos e idosos. Para doar mais livros, revistas e jornais ou se cadastrar para trabalhar como voluntário na biblioteca basta entrar em contato com a entidade através do e-mail ongkairos.sorocaba@gmail.com ou pelo telefone (15) 3016-0581. O endereço da Biblioteca Comunitária “Eliana Gonçalves Pereira” é rua Dante Trevisan, 190, Jardim Maria Eugênia.
Assessoria de Imprensa – Associação Kairós Sorocaba
assessoriakairos@gmail.com