Delegado titular da DIG concede entrevista coletiva a alunos de Jornalismo

Uma entrevista coletiva foi realizada com o Dr. Acácio Leite, delegado titular da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Sorocaba, nesta sexta-feira (16), em uma atividade acadêmica voltada aos alunos do segundo período do curso de Jornalismo, da Uniso. A aula prática foi no Auditório da Biblioteca da Cidade Universitária e fez parte da disciplina de Técnicas de Reportagem e Entrevista, ministrada pela professora Evenize Batista.

“O foco principal foi mostrar essa relação da polícia com a imprensa. São órgãos que têm o mesmo objetivo: a sociedade”, disse Acácio, que apresentou dois casos policiais para os estudantes e esclareceu dúvidas a respeito da profissão. O delegado também os orientou na forma de abordar e cobrir notícias policiais. “Nós estamos cansados de atitudes indevidas de jornalistas. É muito importante trazer os procedimentos, as formas como eles devem agir, para que isso não aconteça futuramente”.

Professora responsável pela organização da atividade, Evenize Batista acredita que a experiência poderá auxiliar os alunos na carreira profissional, além de exercitar o conteúdo passado em sala de aula. “A coletiva é importante, porque ela tem todo um ritual, e só explicar ficaria muito vago. Promover isso na prática é essencial para que os estudantes tenham essa consciência de como funciona, o que esperar e, principalmente, se soltarem”, diz.

Para as alunas Gabriela Andressa e Gabriela Salazar, a atividade auxiliou a entender o mecanismo da coletiva e, principalmente, enriqueceu o conhecimento de ambas. “Nós vamos saber como abordar de outra forma, já que ele foi nos direcionando”, afirmou Salazar. “Vamos conseguir chegar lá sem parecer totalmente inexperientes”, finaliza.

As apurações feitas pelos alunos durante a entrevista serão utilizadas para a produção de reportagens, exercitando todas as etapas da prática jornalística para a avaliação na disciplina.

Giulia Vasovino – AgênciaJor/Uniso