Alunos aprendem sobre técnicas, práticas e produção em Radiojornalismo

Alunos de Jornalismo da Universidade de Sorocaba participaram, na noite desta sexta-feira, de uma oficina sobre Produção em Radiojornalismo, ministrada pelo jornalista e radialista Urbano Martins. Durante a atividade, que fez parte da Semana da Comunicação, o diretor do Departamento de Radiojornalismo da Rádio Ipanema abordou as técnicas para editar um texto e para falar através do rádio, e compartilhou dicas de produção de textos que serão muito importantes para os futuros jornalistas. Entre elas: saber editar o material que vem de agências de notícias, não usar siglas e sempre usar verbos no presente.
Segundo Martins, as oficinas são importantes e é através delas que o profissional consegue transmitir as particularidades da rotina e da função que exerce. “É bacana essa interação entre os alunos e quem está no mercado, pois o rádio ainda tem um poder muito grande e é importante eles conhecerem esse universo, desde a sua criação até os dias atuais”, comenta.
Ele ainda ressaltou o atual cenário para quem busca uma oportunidade de trabalho na área. “O mercado está cada vez mais exigente. Antes o profissional era escolhido pela voz, por sua total improvisação e hoje não, quem vai trabalhar na rádio tem que ser completo, tem que saber entrevistar, escrever e editar a matéria”.
Para as alunas Raísa Mota e Larissa dos Santos, do 4º semestre, a oficina mostrou vários focos da área e do veículo de comunicação. “Escolhi essa oficina pois queria mais conhecimento na profissão, principalmente porque é uma das áreas que pretendo seguir. Achei bem produtivo e muito agregador”, afirma Raísa.
Texto: Rebeca Saroba, Agência JOR/Uniso
Fotos: Nathália Alberigi, Agência JOR/Uniso