Iniciação Científica abre a semana do MAAC

Os desafios da Iniciação Científica no Brasil foram tema da palestra de abertura da 1ª Mostra de Atividades Acadêmicas (MAAC) promovida na Universidade de Sorocaba (Uniso), nesta terça-feira (03). O pró-reitor acadêmico da Uniso, José Martins Oliveira Jr, abriu o evento junto da Prof.ª Dra. Luciane Cruz Lopes, presidente da MAAC. As atividades se iniciaram no anfiteatro do bloco F, da Cidade Universitária “Professor Aldo Vannucchi”.
A palestra foi ministrada pela professora Lucimar Batista de Almeida, coordenadora de Programas Acadêmicos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “A bolsa de iniciação científica contribui para o desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional do aluno no futuro. É a semente para ele começar a atuar como um profissional de êxito”, diz Lucimar, que ressalta as vantagens de se dedicar à área de pesquisa. “Ajuda a ser um profissional que entende o que ele precisa melhorar ao redor dele, na comunidade em que ele vive”.
Para Luciane Cruz Lopes, a meta dos eventos é promover a integração dos alunos com outros cursos. “Quero que o aluno tenha a visão do todo para crescer academicamente e profissionalmente. Ficamos sempre envolvidos em um único tema. É bom conhecer outras perspectivas”. Segundo Luciane, para esse ano foram escritos cerca de quinhentos pagantes, além das inscrições gratuitas, entretanto, são esperadas mais ou menos três mil pessoas ao longo da semana.
A MAAC incorporou eventos tradicionais, como o XVIII Encontro de Pesquisadores e Iniciação Científica (EPIC), o XIII Encontro de Extensão (ENEX) e o IV Seminário de Pesquisa em Educação (SEPED) e totaliza quinze eventos paralelos durante esta primeira semana de novembro. A programação completa e mais informações estão disponíveis no www.uniso.br.

Texto: Giulia Vasovino, Agência JOR/Uniso

Fotos: Emilene Garcia, Agência JOR/Uniso