Uncategorized

Semana ASI/Uniso tem início com palestra sobre assessoria de imprensa


A Semana ASI/Uniso, organizada pela coordenação do curso de Jornalismo e pela Associação Sorocabana de Imprensa (ASI), iniciou suas atividades nesta segunda-feira (9), na Cidade Universitária “Prof. Aldo Vannucchi”, com uma palestra da assessora de imprensa, Carol Prado, que trabalha para o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.
Carol, que é ex-aluna de Jornalismo da Uniso, começou contando que a primeira oportunidade em assessoria de imprensa surgiu na cidade de São Roque, onde residia e trabalhou na comunicação da prefeitura. Comentou notar uma carência neste mercado em cidades do interior, como São Roque, e relatou ter aprendido muito sobre como é a vida de um assessor. “Você acompanha o prefeito, faz texto, tira foto e ainda manda release para os jornais”, conta. A partir disso, ela trabalhou como assessora em empresas privadas e, sobre essa experiência, comentou a versatilidade que o jornalista deve ter. “Fui assessora de um encontro de moto, assim como fui de rodeio”, brinca.

Ela diz que a oportunidade de voltar à politica surgiu com um convite inesperado de uma amiga, que propôs para ela ajudar na campanha de José Serra a governador, em 2007. “Pensei em recusar, porque aquilo não era para mim, mas no final, eu aceitei”, comenta. No ano seguinte, Carol foi contratada para trabalhar na assessoria do governador, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
Hoje, Carol faz parte da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que é responsável, entre outras atribuições, pela edição do Diário Oficial. Depois de contar suas experiências, Carol abriu para perguntas e, quando questionada sobre como é ser um assessor e como deve agir, ela destacou a questão da parcialidade quanto à fonte e a qualidade da informação: “O jornalista precisa ter os dois lados, o assessor de imprensa só precisa de um, o do seu assessorado”, acentuo antes de destacar: “Na assessoria é preciso ter precisão”, enfatiza.
Rodrigo Honorato Cardoso, 18, do primeiro período de Jornalismo, afirma ter gostado muito da palestra principalmente porque pretende se dedicar à assessoria, “Deu para tirar muitas dúvidas relacionadas a essa profissão, tipo o que faz, todo trajeto, as dificuldades, deu para pegar bastante, foi bem interessante”.
Já para Audrey Proença, 18, do primeiro período de Relações Públicas, a palestra mostrou muito bem como se trabalha na política. “Eu gosto da parte de assessoria, é a parte que penso em seguir”, finaliza.
___________________________________
Texto: Lauren Oliviero, Agência JOR/Uniso
Fotos: Lucas Almeida, Agência JOR/Uniso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *