Aluno do Ensino Médio cria aplicativo para a economia de combustível
Michel Siqueira, criador do aplicativo Etanol X Combustível |
Os aplicativos estão em alta no momento, facilitando a vida de todos que usam, e isso tem se mostrado um mercado promissor para quem sabe criar. O estudante Michel Siqueira, 17, do 3° ano do Ensino Médio do Colégio Dom Aguirre, criou um aplicativo para calcular qual o melhor custo-benefício na hora de abastecer o carro. O uso é bem simples, ao chegar no posto de combustível é só falar para o aplicativo o valor do etanol e da gasolina e ele responde qual é o mais vantajoso no momento.
A ideia surgiu durante as de química, quando o professor Samir Apaz apresentou a razão matemática de eficiência energética. Em uma semana, Michel programou o aplicativo “Etanol X Gasolina”, pois já tinha base para a programação. Para o estudante, o objetivo do aplicativo é a economia. “Os motoristas precisam de um auxílio na hora de economizar, principalmente, nesse tempo de crise financeira no país”.
Samir Apaz, professor de quimica do colégio Dom Aguirre. |
Michel faz jogos de celulares e aplicativos para o sistema operacional android. Novo aplicativo foi desenvolvido em uma linguagem de programação que traduz fala em texto, que o estudante afirma ter aprendido tudo pela internet, já a parte técnica ele fez sozinho. Pretende seguir, após o colégio, em algum curso de Engenharia ou Ciência da Computação. A família incentiva para continuar no ramo.
Para o professor Apaz, a ideia é interessante, pois o consumidor não precisa saber da relação energética dos combustíveis, apenas o preço. “Por ser algo difícil de calcular, é muito útil para a sociedade. Com o aplicativo, qualquer pessoa conseguiria calcular o melhor valor do combustível para se usar.” Para descobrir o que é mais vantajoso no momento, o professor explica que basta dividir o valor do litro de etanol pelo valor do litro da gasolina. Caso o resultado seja igual ou inferior a 0,7, a vantagem é do etanol, e resultados superiores a 0,7 indicam que vale mais a pena abastecer com gasolina.
O aplicativo, gratuito, já está disponível pela Playstore, para o sistema operacional Android.
Texto e Fotos: Luis Gustavo Adabro (AgênciaJor/Uniso)