Mestrado em Comunicação e Cultura comemora 10 anos

Em comemoração aos 10 anos do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Uniso, a universidade recebeu o coordenador de mestrado e doutorado da Cásper Líbero, Dimas Antônio Künsch com a palestra “A academia, a comunicação e a compreensão”. Duranto o evento realizado na manhã desta segunda-feira (23), na Cidade Universitária “Prof. Aldo Vannucchi”, o convidado abordou como a arte e a comunicação dialogam e são retratadas na pintura “Escola de Athenas”, produzida entre 1509 e 1511 pelo artista renascentista italiano Rafael.

Conforme o coordenador do programa de Comunicação e Cultura da Uniso, Paulo Celso da Silva, a proposta do evento foi celebrar a primeira década do programa, mas as atividades comemorativas continuarão ao longo do semestre, “hoje é como comemorar o aniversário no seu dia, então convidamos o professor Dimas Kunsch para falar sobre o tema da pesquisa que ele está desenvolvendo”. A palestra teve como base o quadro de Rafael sobre a Escola de Atenas em relação a comunicação.

Wilton Garcia, professor do programa de pós-graduação de Comunicação e Cultura, diz que a palestra é interessante no momento em que Künsch faz a relação de uma pintura com a filosofia e, a partir disso, ele pensa uma pesquisa. Segundo Wilton, ele analisou por duas perspectivas, o campo da comunicação propriamente dita nos dias de hoje e a noção de compreensão, ilustrando com uma série de imagens e depoimentos. “Falta muito hoje em dia para as pessoas o pensar, e desse ponto de vista ele acredita que é uma grande contribuição para a universidade”.

Desde o tempo do mestrado e doutorado, Dimas pesquisa o tema da compreensão no campo do conhecimento compreensivo e conhecimento dialógico. Ele não busca tanto a verdade, o conceito, e sim caminhos que sejam mais amorosos, compreensíveis e dialógicos. Atualmente, participa de um projeto de pesquisa cujo tema envolve a compreensão como método, desenvolvida em convênio com uma universidade da Colômbia.

Atualmente, além do Mestrado em Comunicação e Cultura, a Universidade de Sorocaba conta com Mestrado e Doutorado em Educação, Ciências Farmacêuticas e Mestrado em Processos Tecnológicos e Ambientais. Para mais informações acesse http://www.uniso.br/cs/mestrados-e-doutorados/.

Texto e fotos: Luís Gustavo Peres, Agência JOR/Uniso