Uniso inaugura hospital veterinário

A Universidade de Sorocaba inaugurou um Hospital Veterinário para atender animais de pequeno e grande porte, além de animais silvestres. O local foi idealizado para as aulas práticas do curso de Medicina Veterinária, contando com infraestrutura para a realização de cirurgias e atendimento clínico dos animais. A inauguração solene foi no dia 23 de junho e o hospital está localizado em uma área ao lado da Uniso, na Rua Rafael Lobo de Moraes, s/nº, Brigadeiro Tobias.
Aldo Vannucchi, assessor especial da reitoria, falou aos presentes destacando como cada novo passo forma a história da Uniso. “Eu gostaria que nos sentíssemos em casa e em família. A fundação não é somente pessoa jurídica, mas alicerce, base de toda nossa história. Passado, presente e certamente um futuro brilhante”, disse ele, que, além de contar um pouco da história que começou em 1963, ainda citou uma cantiga que compôs em homenagem à fundação. Presidente da Fundação Dom Aguirre (FDA), Dom Eduardo Benes de Sales relembrou os tempos difíceis que a Uniso e o Colégio Dom Aguirre atravessaram e elogiou as conquistas que fizeram com que ambos crescessem. Em discurso breve, ele fez uma homenagem póstuma a Dom Aguirre, primeiro bispo que iniciou os cursos da universidade e disse que a inauguração do hospital está sendo elogiada pela comunidade sorocabana.
“Nossa Universidade não caminha para ser a maior, mas para ser cada vez melhor. Hoje a Uniso e Sorocaba ganham”, disse o reitor Fernando de Sá Del Fiol. Segundo ele, é uma satisfação estar construindo uma parte da história da universidade, sabendo o quão difícil é concluir um projeto desse porte. “A gente comemora muito cada conquista. A Uniso tem somente vinte anos e já começa muito bem. Cada pedacinho que a gente constrói vai ficar pelos próximos cem, duzentos anos, isso dá muito orgulho”.
A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Ana Carolina Porto, afirmou ser satisfatório ver o trabalho crescer e ressaltou a importância do hospital para que os alunos possam exercitar o que é aprendido dentro da sala de aula. Durante seu discurso, ela agradeceu à reitoria, aos funcionários e dedicou a conquista a um grupo em especial. “Gostaria de dedicar isso a todos os alunos de Medicina Veterinária, mas, principalmente, aos alunos da primeira turma, que confiaram no curso e acabaram se tornando colaboradores ativos dessa história”. Ela recebeu também uma homenagem dos estudantes ao longo da cerimônia por sua atuação dentro do curso.

Um dos integrantes dessa turma, Fabiano Oliveira além de aluno, é também funcionário do hospital e foi o escolhido para representar os estudantes de veterinária na cerimônia. “Eu tenho o privilégio de, além de ser aluno da primeira turma, também estar na parte administrativa, fazendo com que exista um crescimento do curso, um incentivo”. Segundo ele, vivenciar essa conquista é algo único. “Sou grato à reitoria por ter nos dado essa oportunidade e por estar fazendo com que o curso de veterinária seja reconhecido em Sorocaba”.
O hospital já funciona há cerca de seis meses no atendimento de animais de pequeno porte, pertencentes a funcionários e alunos. A partir do segundo semestre, em agosto, iniciará a assistência e atendimento a animais de grande porte e animais silvestres. O atendimento aberto à comunidade será feito em breve. A inauguração foi acompanhada por representantes de comunidade acadêmica e autoridades, como o vereador de Sorocaba, Carlos Leite.
Medalha Cultural Dom Aguirre

Durante a cerimônia de inauguração, ocorreu a entrega da Medalha Cultural Dom Aguirre 2016, que homenageia três pessoas ou instituições que tenham contribuído com o trabalho da Fundação Dom Aguirre de alguma forma. Os três contemplados com a medalha esse ano foram Helenice de Barros, administradora geral; Dawilson Menna Junior, responsável pelo setor de engenharia da fundação e Etevaldo Queiroz Faria, advogado da FDA.

Texto: Giulia Vasovino_Agência JOR/Uniso
Fotos: Lucas Antônio_Agência JOR/Uniso