Site do TSE tem diversos recursos disponíveis para os eleitores

Ainda em dúvida? O site do Tribunal Superior Eleitoral (http://www.tse.jus.br) oferece diversos recursos para os eleitores ficarem preparados para votar e escolher seus futuros candidatos a prefeito e vereadores que tomarão conta de suas cidades pelos próximos quatro anos.
Serviços como, webradio, informativo sobre a justificativa eleitoral, funcionamento da biometria e da urna, agendamento para tirar o título, inscrição para mesário, o calendário eleitoral de 2016, registro de candidatos e nota falando sobre as eleições anteriores, estão entre os tópicos mais acessados.
“Os munícipes sorocabanos ligam constantemente aqui no cartório perguntando como devem proceder para tirar o título eleitoral e como fazer o cadastro da biometria. Orientamos a todos que entrem no site do TSE para fazer o agendamento a partir de novembro. O site é de grande ajuda”, afirma Laurinda Ana de Negreiros, supervisora da 137° Zona Eleitoral de Sorocaba.
Dentre vários recursos, o site disponibiliza o “Disque-Eleitor”, uma lista de telefones e e-mails das ouvidorias do TSE de cada estado do Brasil. Caso o eleitor tenha alguma dúvida, reclamações, sugestões ou elogios, basta procurar na lista fornecida no ícone do Disque e notificar a ouvidoria.
E pensando na mobilidade constante dos eleitores brasileiros, foram criados os aplicativos oficiais do Tribunal para smartphones Android e iOS, nos quais alguns dos recursos oferecidos no site estão disponíveis para instalação gratuita nos dispositivos móveis.
Outro recurso oferecido é o sistema de denúncia on-line e na série dos aplicativos, o chamado “Pardal”, no qual o munícipe pode denunciar propagandas eleitorais irregulares. Para isto, basta informar os seguintes dados: Identificação da pessoa, anexar uma foto da propaganda, identificar o tipo de propaganda, o local em que foi vista, o nome do candidato e o partido. Somente neste ano, desde o início das propagandas (18 de agosto), foram cerca de 32.070 denúncias de irregularidades partidárias e dos candidatos.
O eleitor pode também ter acesso à quais são as zonas eleitorais mais próximas de sua residência, para aqueles que terão de justificar seu voto, esta função poderá ajudar. E para os que estão em dúvida do candidato a ser escolhido, o TSE disponibiliza uma “ficha” de cada candidato, contendo suas propostas, vices/suplentes e lista de bens.

Texto e fotos: Camila Andrade Santos (AgênciaJor/Uniso)