Arcebispo Dom Júlio celebra Missa na Uniso

O Arcebispo Metropolitano de Sorocaba, Dom Júlio Endi Akamine, celebrou uma missa de Páscoa na Universidade de Sorocaba (Uniso), para os estudantes e funcionários. A rádio Uniso fez a transmissão ao vivo. A missa ocorreu na segunda-feira (10), às 9h30, no auditório do bloco F, Cidade Universitária.
Para Dom Júlio, a celebração de uma missa na faculdade suscita a questão da liberdade religiosa, e isso é necessário seja onde for. “Mesmo que o estado seja laico e a universidade seja comunitária, não significa que seja proibido e que não seja algo correto. Entre os estudantes e funcionários também há pessoas que são católicas, é um bom número. Por isso também a minha presença e o sentido da missa aqui na Universidade são exatamente em função disso: das pessoas que trabalham ou estudam aqui e que são católicos. ”
O estudante de Filosofia e seminarista Guilherme Vinícius Menezes Silva, 24, conta que gostou do evento na faculdade. “Para mim é importante, porque, assim como o Arcebispo falou durante a celebração, a missa é Jesus, é a maior alegria para quem é cristão. E também porque nós podemos fazer da missa um momento de oração para a universidade. Tivemos momentos de violência, brigas entre alunos. Então nós podemos, por meio da missa, rezar e estar em oração, escutar a palavra de Deus, e fazer com que ela dê fruto no nosso coração, seja de amor, de humildade, para que esse lugar seja um lugar melhor, mais puro e de mais união entre os alunos. ”
 Professor Aldo Vanucchi faz as preces da missa
 Tatiara Brasil dos Santos é funcionária no laboratório de Terapia Ocupacional na Uniso. Para ela, presenciar um missa em seu próprio trabalho é uma oportunidade única,. “A gente nem sempre consegue levar a espiritualidade dentro de nós, nos espaços que ocupamos, seja em ambiente de aula quando somos estudantes, ou no nosso trabalho e nas adversidades da vida. Acredito que se todas as pessoas tivessem a oportunidade de ter um momento de celebrar a espiritualidade dentro do seu trabalho e escola, parando um pouco com as preocupações cotidianas e voltando-se a Deus, no momento previsto determinado para isso, fortaleceríamos nossa espiritualidade. É uma dádiva para todos nós estarmos aqui nessa missa”, comenta Tatiara.
A Religião é um assunto que está sempre em debate, principalmente nos lugares voltados para a educação, assim como nas universidades e escolas. Dom Júlio relata sua visão sobre esta questão. “Religião e educação estão em convergência, pois são voltadas para o ser humano, amadurecimento e desenvolvimento de todas as suas potencialidades. Por isso, uma educação que prescinda do transcendente e que deixe de lado a fé, não é uma educação que leve em conta o ser humano. Por conta disso, acho que a educação, fé e a religião convergem naquilo que se refere ao amadurecimento do ser humano. ”
 Funcionários e alunos lotaram o auditório
E conclui deixando uma mensagem aos estudantes. “Estudem com seriedade e com afinco. Busquem a verdade, tendo sempre a paixão pela ciência e pelo saber, fazendo isso sempre com a mente aberta. Não se contentem com os preconceitos e não se deixem iludir pelas ideologias. A verdadeira ciência não é contraditória com a fé. É exatamente o contrário. A fé faz a gente até pensar melhor. Ela abre para a razão horizontes mais amplos. Por isso que um esforço sério de estudo e busca da razão, da ciência e da verdade não prejudicam a vida de fé, muito pelo contrário, podem nos ajudar a ter uma fé mais amadurecida e aprofundada. Ao mesmo tempo, a fé é um desafio para a razão e faz com que a razão possa alçar voo para horizontes mais amplos”, finaliza Dom Júlio.
Arcebispo Dom Júlio Endi Akamine no momento de homilia
Texto: Pâmela Ramos e Rodrigo Honorato/AgenciaJor