Estudantes promovem semana da saúde na Uniso

Na semana em que se comemora o dia Mundial da Saúde, alunos de diversos cursos da Universidade de Sorocaba (UNISO) organizaram, de 3 a 7 de abril, atividades com o intuito de chamar a atenção para a importância dessa data. Foram realizados orientações e exames de saúde.
As atividades foram planejadas pelos próprios alunos, com o objetivo de que as ações beneficiassem os demais alunos da Universidade.
Segundo o professor de Enfermagem Leandro Souza, muitos estudantes da área da saúde não sabem que existe esse dia. “A proposta inicial era que eles trouxessem algo que valorizassem essa data”, comenta o professor.
Os alunos do curso de Nutrição promoveram o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), distribuíram amostras de alimentos de baixa caloria e disponibilizaram um banner com 10 dicas para uma boa alimentação. O objetivo era conscientizar os participantes sobre a importância da alimentação saudável.
 Participantes puderam fazer o exame da glicose
Para a aluna Viviane Morelli, do curso de Nutrição, muitas pessoas estão deixando de lado o arroz e feijão, uma combinação que considera perfeita, em troca do fast food. Por mais que o prato brasileiro continue, tradicionalmente, sendo base das refeições da população, um levantamento detectou uma grande preferência pelas comidas rápidas e gordurosas, segundo a aluna.
Já os estudantes do curso de Farmácia falaram sobre a Farmácia Popular, dando instruções sobre os cuidados com o diabetes e a distribuição de medicamentos gratuitos, que precisam da prescrição médica para serem retirados, mediante apresentação do RG e CPF do paciente.
Essa orientação mostra-se importante, pois, segundo a  Organização Mundial da Saúde (OMS), “mais de 50% de todos os medicamentos são incorretamente prescritos e mais de 50% dos pacientes os usam incorretamente. Mais de 50% de todos os países não programam politicas básicas para promover uso racional de medicamentos. O uso abusivo, insuficiente ou inadequado de medicamentos lesa a população e desperdiça os recursos públicos”.
A glicose é outro assunto importante, por essa razão, os alunos de Enfermagem explicaram sobre as formas de mantê-la em um nível normal e esclareceram mitos e dúvidas diversas que surgem sobre o assunto. Os participantes da ação puderam fazer exame de glicose, aplicado pelos estudantes.
 O evento reuniu alunos de diversos cursos da Uniso
A importância de uma boa higiene para um corpo e mente sadios também foi abordada no evento. Os estudantes do 1º e 5º períodos do curso de Enfermagem demonstraram formas efetivas da lavagem correta das mãos, distribuindo um folheto com os 10 passos para a  melhor eficácia. Eles também informaram sobre o uso correto do álcool em gel na higienização, que é capaz de eliminar 99,9% dos vírus e bactérias.

Texto: Luis Paulo e Michael Danillo/AgenciaJor
Fotos: Luis Paulo e Michael Danillo/AgenciaJor