Uniso reinaugura Laboratórios de Comunicação com tecnologia Full HD
A Universidade de Sorocaba (Uniso) fez um investimento de aproximadamente um milhão de reais para modernizar os laboratórios de Comunicação, com uma nova estrutura de equipamentos Full HD, semelhantes aos utilizados pelas grandes emissoras do país.
Segundo o professor Fernando Negrão Duarte, coordenador dos laboratórios de comunicação, os novos equipamentos estão adequados à realidade do mercado. “A universidade precisa estar preparada para essa realidade e esse investimento vai permitir que os alunos aprendam com a nova tecnologia que as emissoras estão usando. Segundo os fornecedores, é a única universidade que possui os mais modernos equipamentos do mercado”, afirma Negrão Duarte.
Já para o técnico responsável pelo estúdio de rádio, Luiz Rodrigues, os novos equipamentos irão mostrar como de fato são os estúdios de rádio e televisão da nova geração. “O equipamento anterior funcionava bem para a gravação, entretanto não tinham mobilidade. O aluno vai vivenciar muito mais o ambiente de rádio”, comenta Luiz.
Equipamentos com tecnologia de alta definição |
Além das experiências de programas produzidos exclusivamente para a universidade, Luiz conta que a praticidade será também para a produção online, com maior autonomia para o aluno aprender, devido à simplicidade técnica do novo material: “São menos botões para o aluno aprender agora, como também os sistemas online que podem, ao mesmo tempo, estar gravando um programa e transmitir outro”.
“Quem viu esse laboratório antes percebeu que os equipamentos eram todos analógicos e tinham mais de quinze anos, com tecnologia que vai deixar de existir daqui a alguns meses, e não atendia às necessidades dos alunos de hoje, como o sistema HD atende”, relata o engenheiro elétrico, Paulo Roberto Andreo, responsável por toda a revitalização dos laboratórios.
Segundo Paulo Roberto, todo o novo sistema está adequado ao padrão broadcast, que é mais simples do ponto de vista operacional, ao mesmo tempo em que agrega diversas funções. “Esse modelo possibilita que todo sistema de captura, edição, pós-produção, programa ao vivo, trafegue em HD e online. Todo o tráfego é feito na rede”, afirma.
O engenheiro comenta ainda que, a partir de agora, não existe diferença entre os estúdios Uniso e de uma emissora de rádio e televisão, pois a qualidade técnica é muito semelhante. “Os equipamentos instalados aqui são muito superiores, recursos que os alunos não irão ver em todo lugar.”
A reinauguração dos laboratórios de comunicação está prevista para acontecer em setembro, porém os alunos já podem usar os novos equipamentos com o reinício do semestre letivo no último dia 2 de agosto.
Funcionários dos laboratórios aprendem como funcionam os novos equipamentos |
Texto: Lucas Monteiro /AgênciaJor
Fotos: Fernando Negrão/Labcom
Fotos: Fernando Negrão/Labcom