Estudantes procuram melhores oportunidades em Sorocaba

Com uma estimativa de 652.481 habitantes, segundo o IBGE, a cidade de Sorocaba é repleta de oportunidades nas áreas industrial, comercial e educacional. Nesta última, em especial, conta com universidades reconhecidas em todo o estado, tornando-se, assim, referência para estudantes que procuram crescimento profissional.
Isso acontece com jovens que, após encerrar o Ensino Médio se deparam com escolhas para o futuro, como estudos, emprego e até mesmo moradia, sendo essas algumas de suas principais preocupações. Lucas Lucena passou por esse momento. “Meu primeiro problema foi que minha cidade fica entre dois polos universitários, no caso São Paulo e Sorocaba, então, como o transporte para a capital é cheio de escalas e o trajeto se tornaria mais longo, optei por Sorocaba, pois o fluxo é menor no sentido interior”. Lucas é aluno do sexto semestre de Relações Públicas na Universidade de Sorocaba (Uniso) e morador de Vargem Grande Paulista, a 56 km de distância.
 Durante os dois primeiros anos do curso, Lucas viajou com transporte público e diz ter passado por grandes dificuldades. “As opções são precárias. Os motoristas muitas vezes não paravam quando eu acenava, então, perdi muitas aulas”, diz o aluno, que pegava o ônibus às 5 horas para assistir as aulas às 7h40.
 Estacionamento dos transportes universitários
Hoje, Lucas estuda no período da noite e trocou o transporte público por uma van escolar. Apesar do cansaço diário, possui uma melhor comodidade e menor preocupação. “Mesmo cansativa a viagem de ida e volta, física e mentalmente, não pretendo deixar de ir, já passei quase três anos viajando todos os dias, não me importo de esperar mais um ano. Vou me formar viajando diariamente, ao menos tenho tempo de estudar ou ler durante o trajeto”, afirma o estudante.
Outro caso muito comum são o de alunos que deixam os familiares em outra cidade para obter melhores oportunidades de estudo em Sorocaba. Segundo dados da Universidade de Sorocaba, aproximadamente 570 alunos de outras cidades se inscreveram para o primeiro semestre de 2017. Entre essas cidades, muitas são de outros estados, como Alfenas-MG, Ananindeua – PA, Aparecida de Goiânia – GO, Apopka – FL (EUA), Aracaju – SE, Balsas – MA, Barra Mansa – RJ, Belém – PA, Bombinhas – SC e Três Lagoas – MS.
A aluna do sexto semestre de Medicina Veterinária, Jéssica Camargo, saiu de Apiaí, cidade do interior paulista localizada a 226 quilômetros de Sorocaba, para se dedicar aos estudos. “Acho que a maior dificuldade é a saudade da família, dos amigos, e de ter que aprender a conviver com esse sentimento, depois é conseguir se ambientar numa cidade nova, se acostumar a andar de ônibus, ter que conhecer todos os lugares, fazer amigos novos”, confessa a aluna.
Jéssica também divide moradia com outras duas colegas. “Você precisa aprender a conviver com pessoas diferentes, com costumes diferentes do seu e, na maioria das vezes, isso é muito difícil. Também é preciso se acostumar com uma rotina totalmente diferente da que você levava antes, principalmente por causa dos estudos”.
 Estudantes a caminho do estacionamento para voltar para casa
Évelyn Azevedo, aluna do sexto período do curso de Jornalismo, também precisou deixar sua cidade para acompanhar os estudos e o emprego. Ex-moradora de Mairinque-SP, Évelyn deixou a família para morar sozinha em Sorocaba. “No começo, eu só estudava em Sorocaba, mas com o passar dos anos eu percebi que essa é uma cidade que possui grandes oportunidades de trabalho e de qualidade de vida, então eu vi nela uma oportunidade de crescer ainda mais”, conta a estudante.
A aluna de Jornalismo também trabalha na cidade como auxiliar de educação e diz que, apesar das dificuldades e da falta que sente da família, se mudar foi a melhor escolha. “Me ajudou em relação a trabalho e independência, eu sempre vivi com a minha mãe, sempre tive o apoio dela, mas foi só com a mudança que eu aprendi a me virar sozinha, tem sido muito difícil, mas é uma experiência que eu valorizo muito porque está me ensinando demais, eu estou aprendendo a ver a vida com outros olhos”.
A cidade de Sorocaba, hoje com 363 anos, acolhe pessoas de todas as regiões do país que veem na cidade uma oportunidade de crescer social e profissionalmente. Segundo pesquisa realizada no início de 2015 pela consultoria Delta&Finance/América Economia, entre os 100 maiores municípios brasileiros Sorocaba é a 28º melhor cidade do país, mostrando-se, assim, como opção para os jovens que buscam uma carreira.
Texto e fotos: Maria Luiza/AgênciaJor