Estudantes visitam o Hospital Veterinário

Os alunos do sétimo ano do Colégio Dom Aguirre participaram de uma visita ao Hospital Veterinário da Universidade de Sorocaba (Uniso). O passeio ocorreu na manhã do dia 11 de setembro e teve como objetivo o ensino sobre animais vertebrados e apresentação do local.
Segundo a professora de Ciências e responsável pelo passeio, Áurea do Nascimento Alves, essa atividade é importante porque os alunos conseguem compreender o que são os animais vertebrais. “Diferente de imaginar ou apenas ver uma imagem, os alunos, ao terem esse contato, veem o que é real, conseguem entender a diferença que existe em uma imagem, um documentário, com aquilo que pode ser tocado e visto pessoalmente”, explica a professora.
 Alunos observam um cabrito em recuperação após cirurgia

O passeio foi conduzido pela Coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Ana Carolina Corrêa Porto Rossi. Assim, os alunos aprenderam sobre as diversas áreas de atuação do curso, desde o cuidado com animais até o trabalho em laboratórios químicos, fazendas, inspeção de alimentação, frigorífico e análise de doenças. Além disso, foram apresentados métodos de ensino universitário, e um vídeo sobre as responsabilidades e áreas do curso.

Durante as apresentações, os alunos fizeram perguntas à profissional, que ao longo da manhã esteve disponível para responder às dúvidas e apresentar as alas hospitalares. Os estudantes conheceram o laboratório de patologia clínica (exames de sangue e fezes), sala de ossos, laboratório de anatomia animal e centros cirúrgicos de animais de pequeno, médio e grande porte.
 Alunos recebendo explicações sobre anestesias e inseminações

Os alunos também foram levados às baias do hospital, onde Coordenadora do curso falou sobre preparação, anestesias, inseminações, cirurgias e o atendimento pós-cirúrgico. A aluna Amanda Navarro, 12 anos, comentou sobre o aprendizado que a atividade agrega à disciplina de Ciências. “É diferente porque a gente consegue desenvolver outra maneira de aprender, complementa o que aprende na sala, com apostilas e os livros. Aqui aprendemos olhando e tendo interação com o real”, afirma a aluna.

As atividades aconteceram de forma dinâmica e tiveram como um dos pontos altos a visitação a um cabrito, abrigado em uma das baias do hospital.

Alunos que foram sorteados para ganhar uma bolsa da Universidade

Texto e fotos: Maria Luiza/AgênciaJor