Ao se voluntariar a uma ONG, jovem descobre parte importante de sua própria história
Enxada, roçadeira, tesoura de jardinagem. Os itens usados há muito no trabalho na roça deram espaço ao processo que hoje conhecemos automatizado. Essa realidade, no entanto, ainda era inimaginável há 25 anos. O trabalho árduo no campo, muitas vezes não era recompensador e, buscando o auge mercantil, muitos jovens vislumbravam a rotina das grandes cidades.
Em 1992, já populosa frente à agrícola Pilar do Sul, Sorocaba foi berço de diversos sonhos, entre eles o de dona Adriana e seu Jair. Na época recém-casados, os jovens viviam do trabalho rural, mas, diante de uma motivação ainda maior, encontraram na Manchester Paulista uma oportunidade para auxiliar no sustento da família que estava prestes a crescer.
Prova da generosidade do solo sorocabano foi o caminho que a filha Janaíne – legítimo fruto de Pilar – trilhou. Vinda de uma família batalhadora, a jovem decidiu dedicar parte de sua vida para o trabalho voluntário. Sem pretensão maior, além de proporcionar o melhor ao próximo, a menina encontrou na filantropia a resposta de toda sua base fundamentada no amor.
Foi enquanto trabalhava que Janaine conheceu a Obra do Berço, ONG de Sorocaba que se dedica desde 1954 a acalentar a vida de mães que não têm condições de montar seus enxovais. A organização reúne pessoas que, como a jovem, têm o desejo de corroborar com sonhos, entre eles, o de dona Adriana e seu Jair.
Em abril deste ano, a jovem ajudou a organizar uma ação beneficente que arrecadaria dinheiro para a compra de itens para novos enxovais, como sapatos, roupas e mantas, que Adriana conta serem bordadas à mão.
Mal sabia ela que a sua própria história pessoal já havia, no passado, cruzado o caminho da mesma instituição. Ao convidar a mãe para participar da ação beneficente, quando descreveu a ONG, não restaram dúvidas: foi ali que a mãe da jovem havia adquirido as mantas que aqueceriam a pequena no inverno de 92, quando ainda buscavam em Sorocaba uma oportunidade de trabalho.
Com o pai em Sorocaba |
Vindos de Pilar do Sul, Adriana e Jair, buscaram em Sorocaba uma oportunidade de trabalho, mas com as dificuldades econômicas, a família encontrou respaldo para aquele momento tão especial na Obra do Berço.
“Você deve imaginar a emoção que senti!”, conta Janaíne, ao relatar como se sentiu ao ficar sabendo que a doação de seu próprio enxoval veio da ONG que ela, sem imaginar, estava ajudando. “Eu vi que era uma oportunidade de retribuir o que a ONG tinha feito por mim”, completa.
Sobre a Obra do Berço
Desde 1954 a ONG, sem dúvidas, tem muita história para contar. Voltada ao atendimento de gestantes no oitavo mês, a organização está localizada na Rua Capitão José Dias, 95, centro de Sorocaba (SP). A ONG é aberta de segunda a sexta das 9h às 17h. Os interessados em colaborar com a construção de novos sonhos podem entrar em contato por meio do telefone (15) 3232-2312.
Texto: Gabriela Salazar/AgênciaJor
Fotos: Arquivo pessoal