Uniso dá início ao processo para abertura de Mestrado em Direito

A Universidade de Sorocaba recebeu a presença de Irene Portela do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, de Portugal, IPCA, doutora em Direito Constitucional e provedora dos estudantes do Instituto, e Regina Vera Villas Boas, doutora em Direito Constitucional, Direitos Humanoses e responsável pelo mestrado em Direitos Difusos e Coletivos da Universidade PUC, em São Paulo, para dar uma palestra para os estudantes no dia 11 de junho.

Com a presença de Irene Portela, o curso de Direito da Uniso avança no propósito de dar um salto em relação aos cursos de Direito de toda a região de Sorocaba, com o primeiro mestrado em Direito e um futuro convênio que visa à possibilidade de alunos e professores das duas fundações realizarem um intercâmbios.
A abertura da palestra foi feita pelo professor Aldo Vannucchi, primeiro reitor da Universidade de Sorocaba e atualmente ouvidor da Uniso, que falou a todos em nome da reitoria. “Quero receber todos os alunos e professoras aqui presentes e, de maneira especial, as duas insignes professoras que vão colaborar conosco nesta caminhada. O próximo passo será quando festejarmos a conquista do primeiro Mestrado de Direito na região de Sorocaba”.
 Irene Portela do IPCA em Portugal
Patrícia Maranzano, coordenadora do curso disse que “O mestrado vai fortalecer o curso de Direito, não só na região de Sorocaba, como em todo o interior. Será o primeiro mestrado do interior, então é importantíssimo, e também teremos a internacionalização, foi uma palestra que abriu o horizonte dos alunos, pois colocou também uma transdiciplinaridade do curso de Direito com outros cursos da instituição”.
Portela levou à palestra a discussão de seu projeto, onde junta o Direito com a tecnologia, algo muito importante para a automatização de processos e agilidade. Esse projeto abre uma nova porta para o Direito português e até brasileiro, mostrando que ele está presente em todas as áreas de atuação profissional
O aluno representante do Centro Acadêmico, Eduardo Helaehil, ressaltou a importância do evento. “Não só a palestra transmite conhecimento para nós, mas hoje está sendo estabelecido um marco para o processo de abertura do mestrado. Gostaria de convidar os alunos a sempre comentarem sobre isso e reforçarem a necessidade de continuarmos essa caminhada no meio acadêmico”, comentou.
 Convidados e professores da Universidade
Irene reforçou que a experiência será enriquecedora para ambas as instituições, achando extremamente importante a internacionalização tanto do IPCA, quanto da Uniso. “É muito importante para os estudantes brasileiros irem para Portugal, e é muito importante também a questão reciproca dos estudantes portugueses virem ao Brasil. Neste momento, os estudantes portugueses querem conhecer o país. É muito fácil para os estudantes pensarem em fazer um semestre fora. Mas além dessa internacionalização, também podemos realizar projetos de investigação em conjunto, não apenas dos estudantes, mastambém dos docentes, podendo realizar intercâmbios. Podemos trazer professores para realizar um semestre aqui”.
Irene acredita que a Uniso poderia dar início a um centro de investigação, tendo até o uso da tecnologia no Direito, mas sempre aplicadas nas necessidades da sua comunidade, podendo resolver problemas enfrentados pela comunidade que está inserida. “A Uniso é uma instituição comunitária, faz todo sentido a instituição realizar investigação inovadora e transferi-la para a sua comunidade”.
Texto: Anna Blancas/AgênciaJor
Fotos: Stephanie de Paula/AgênciaJor