Pesquisa de aluna de Jornalismo é premiada no Epecom 2018

A aluna do 8º período de Jornalismo Amanda Vieira da Costa, 21 anos, foi a grande vencedora do prêmio “Maria Lúcia de Amorin Soares” na categoria Graduação. O artigo “Boa Forma: A representação da mulher esportista na imprensa”, apresentado no XII Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura (Epecom), deriva da pesquisa para a monografia da estudante, feita sob orientação da Profª. Drª. Mara Rovida Martini no primeiro semestre deste ano.

“Foi muito importante ter recebido o prêmio, fiquei muito feliz”, celebra Amanda. “Acho que, para todo trabalho que você faz com dedicação e empenho, vem a recompensa, que deixa você com mais vontade de estudar”, afirma, declarando gratidão aos professores que sempre a acompanharam e, em especial, à professora Mara.

Profª. Drª. Mara e a aluna Amanda Vieira da Costa

O PRÊMIO – A premiação “Maria Lúcia de Amorin Soares” foi criada como uma homenagem à professora falecida há quatro anos e que teve grande importância para a Universidade de Sorocaba. Segundo a coordenadora geral do Epecom, Profª. Drª. Mara Rovida Martini, trata-se de algo que simbolize o engajamento e esforço de estudantes e pesquisadores na trajetória acadêmica.

A seleção é feita em duas etapas. Primeiro, cada coordenador de mesa escolhe um trabalho do seu grupo que considere merecedor de uma indicação ao prêmio. “Em geral, são escolhidos artigos que representem comunicações de pesquisas finalizadas em que o autor apresenta com clareza: problema, metodologia, resultados e, claro, consegue articular tudo isso com um repertório teórico”, explica Mara.

Depois, os trabalhos são separados nas categorias Epecom (evento geral que reúne uma diversidade de pesquisadores das mais distintas formações) e Epecom Jr. (exclusivo para alunos da graduação). Os professores que compõem a comissão organizadora do evento são acionados e há uma segunda avaliação do artigo. Se houver dificuldade na escolha, mais de um trabalho é premiado na mesma categoria – como aconteceu neste ano.

Além do trabalho de Amanda na categoria Graduação, houve dois agraciados na Pós-Graduação: “As transformações culturais do amor e o Nyah! Fanfiction”, de André Luís dos Santos (Uniso), e “Armas, ódio, medo e espetáculo em Jair Bolsonaro”, de Deysi Cioccari (FCL). Os certificados foram entregues pelo Prof. Dr. Paulo Celso, que foi aluno da professora Maria Lúcia.

Texto: Bruna Emy Camargo – Agência Experimental de Jornalismo (Agencia/JOR Uniso)
Fotos: Arquivo Pessoal (Facebook)