Uncategorized

Conheça os candidatos ao Senado pelo Estado de São Paulo


O Senado Federal, juntamente com a Câmara dos Deputados, compõe o Congresso Nacional. Atualmente, o Senado conta com 81 representantes, sendo três de cada estado do país, incluindo o Distrito Federal. O Senado está dividido em 70 homens e 11 mulheres.
Entre as principais funções do Senado estão: propor e votar leis, normas e alterações na Constituição; julgar e processar o presidente e o vice-presidente, os ministros de Estado, os ministros do Supremo Tribunal Federal, os membros do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, o procurador-geral da Republica, o advogado-geral da União e os comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica; e autorizar transações de crédito e aprovações de contas públicas.
Diferente dos outros cargos, os senadores se elegem por oito anos. Porém, para evitar a mesma configuração durante oito anos, acontece a renovação parcial do Senado a cada quatro anos. Em 2014, 27 senadores foram eleitos e, para 2018, 54 senadores deverão ser escolhidos nestas eleições. Neste ano, 358 representantes dos eleitores se candidataram ao Senado Federal, sendo 32 em busca da reeleição.
Conheça os 20 candidatos ao Senado Federal pelo Estado de São Paulo:
ANTONIO NETO (PDT) – Nº 123 – Analista de Sistema, 65 anos, atualmente, é presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd). Já presidiu a Federação Sindical Mundial (FSM) e foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).
CIDINHA (MDB) – Nº 155 – Psicóloga e especialista em História da África e do negro no Brasil, 61 anos, atualmente, preside o MDB Afro de São Paulo. Em 2014, foi candidata ao cargo de deputada estadual, obtendo 352 votos.
DIOGO DA LUZ (NOVO) – N° 300 – Empreendedor e piloto de linha aérea, 61 anos, foi candidato a Vereador por São Paulo em 2014, ficando na posição de suplente.
DRA. ELIANA FERREIRA (PSTU) – N° 161 – Advogada, 50 anos, trabalhou para a Associação dos Professores de Osasco (APÓS). Já disputou duas eleições para a prefeitura e uma para ser vereadora em São Bernardo do Campo.
EDUARDO SUPLICY (PT) – N° 131 – Administrador com mestrado em Economia, 77 anos, atualmente, ocupa o cargo de vereador de São Paulo. Já atuou como deputado estadual e federal, vereador e senador, além de ser um dos fundadores do PT.
EDUCADOR DANIEL CARA (PSOL) – N° 505 – Formado em Ciências Sociais, com mestrado em Ciência Política, 40 anos, é coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CNDE) e membro titular do Fórum Nacional da Educação (FNE).
JAIR ANDREONI (PRTB) – Nº 281 Advogado e corretor de imóveis, 68 anos. Já foi deputado estadual e concorreu aos cargos de prefeito e vice-prefeito em Itanhaém.
JILMAR TATTO (PT) – N° 132 – Formado em História, 53 anos, foi deputado federal por dois mandatos consecutivos, além de deputado estadual por São Paulo e Secretário de Transportes.
KALED  (DC) – Nº 277 Bacharel em Direito, pós-graduado em Gestão Pública, mestre em Direito do Estado, e atualmente está fazendo doutorado em Direito do Estado, 42 anos. Já foi candidato a vereador  em 2008, e disputou a prefeitura do município de Bertioga em 2012 e 2016. Diretor do Sindicato dos Funcionários Públicos do Município de Bertioga e delegado sindical.
MAJOR OLIMPIO (PSL) – N° 177 – Formado em Direito e Sociologia, 56 anos, é policial militar desde 1978, além de ter sido deputado estadual reeleito no período de 2006 a 2014, ocupando o cargo até hoje.
MANCHA (PSTU) – N° 160 – Metalúrgico, 62 anos, foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos/SP por dois mandatos e, atualmente, é dirigente nacional da Central Sindical e Popular (CSP- Conlutas). Já disputou os cargos de prefeito (São José dos Campos), vereador, deputado estadual, senador e governador.
MARA GABRILLI (PSDB) – N° 457 – Publicitária, psicóloga e deputada federal, 51 anos, já foi secretária da Pessoa com Deficiência e vereadora. Fundadora do Instituto Mara Gabrilli, que atende pessoas com deficiência, assim como a candidata, que é tetraplégica. Atualmente, está em seu segundo mandato de deputada federal por São Paulo.
MARCELO BARBIERI (MDB) – N° 151 – Administrador, 61 anos, já foi deputado federal por São Paulo e prefeito reeleito em Araraquara. No governo Temer, foi secretário de Relações Institucionais e subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo.
MÁRIO COVAS NETO (PODE) – N° 191 – Formado em Direito, 59 anos, já foi coordenador de campanhas, secretário de governo e ex-governador de São Paulo, antes de assumir a presidência do PSDB. Atualmente, é vereador reeleito.
MAURREN MAGGI (PSB) – N° 400 – Ex-atleta profissional, 42 anos, foi medalha de ouro em salto nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.
MOIRA LÁZARO MANDATO COLETIVO (REDE) – N° 180 – Formada em História, 38 anos, é professora no ensino fundamental. Atuou no movimento estudantil e atualmente compõe a executiva estadual do Partido Rede Sustentabilidade
NIVALDO ORLANDI (PCO) – Nº 290 Contador, 63 anos, já concorreu aos cargos de vereador e prefeito de Embu das Artes.
PEDRO HENRIQUE DE CRISTO (REDE) – N° 188 – Arquiteto, 35 anos, é mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Atualmente, é professor na Educação Superior.
PROFESSORA SÍLVIA FERRARO (PSOL) – N° 500 – Formada em História, 49 anos, é professora da rede municipal de São Paulo. Já concorreu ao cargo de prefeita de Campinas.
Outras informações: https://www.facebook.com/silviaferraropsol
TRIPOLI (PSDB) – N° 450 – Advogado e ambientalista, 66 anos, iniciou na política em 1980. Já foi eleito deputado quatro vezes e chegou a presidir a Assembleia Legislativa de São Paulo. Atualmente, é deputado estadual.
Outras informações: http://ricardotripoli.com.br/




Fonte: https://www12.senado.leg.br
Texto: ErickAraujo – Agência Experimental de Jornalismo (AgênciaJOR/Uniso)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *