Obra aproxima pichações e universo acadêmico

Com a proposta de promover a aproximação entre as vozes das ruas e as vozes do universo acadêmico, os professores Thifani Postali e José Ferreira da Silva Neto apresentam, no próximo dia 10, o livro “Entrelinhas da Pichação: diálogos sorocabanos”, publicado pela Lei de Incentivo à Cultura (LINC). A obra traz uma coletânea de textos produzidos sob a ótica de diversas áreas do
conhecimento, feitas a partir de fotografias de pichações e grafites encontrados pelas ruas de Sorocaba. Entre os autores, professores e pesquisadores radicados e atuantes na cidade, como o educador e filósofo Aldo Vannucchi, a delegada Fernanda Ueda e a professora Ana Maria Souza Mendes, a coordenadora do Núcleo de Cultura Afro-Brasileira (Nucab) da Universidade de
Sorocaba (Uniso).
O lançamento do livro será marcado ainda por uma mesa redonda, com a participação do professor Aldo Vannucchi, de Mara Rovida, docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, e de Marcos Reigota, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Uniso. Os
interessados poderão também conferir uma exposição de fotos que compõem a obra, produzidas pelo professor José Neto.
Segundo Thifani, a ideia do livro é mostrar obras sobre temas que estão sendo discutidos e debatidos em ambientes acadêmicos que envolvam Sorocaba. “Sempre me interessei pela comunicação urbana, e o professor José Neto tem esse olhar voltado para fotografia. Foi através de uma conversa que tivemos a ideia de sair fotografando grafites, pichações nas ruas e intervenções na cidade. No início, pensei em escrever sobre as pichações, mas era tão plural e a demanda era tão grande que decidi idealizar e escrever sobre a apresentação do projeto. Depois, pedi para que cada professor escrevesse um  texto remetendo a sua área”, explica a professora.
Thifani ressalta, ainda, que a obra é um projeto social. “Nosso objetivo é reverter toda a verba arrecadada com a venda do livro ao Lar Casa Bela, que atende crianças e jovens”. A obra coletiva contou ainda com a colaboração dos artistas Will Ferreira e Michel Japs, responsáveis pela ilustração da capa. A diagramação ficou por conta da professora Carla Salles e a revisão e supervisão do projeto é da jornalista Isabella Pichiguelli.
Os autores da obra são: Aldo Vannucchi, Ana Maria Souza Mendes, André Luiz Sueiro, Beatriz Elaine Picini Magnana, Benedito Aparecido Cirino, Breno Pensa Barelli, Danilo Vieira Vilela, Ed Mulato, Edgar Albuquerque, Evenize Batista, Fabrício de Francisco Linardi, Fernanda dos Santos Ueda, João J. C. Sampaio, José Neto, Josefina de F. Tranquilin-Silva, Julio Cesar Gonçalves,
Marcélia Picanço Valente, Marcelo de Barros Ramalho, Marcelo Rodrigues, Michelli Cristine Scapol Monteiro, Mônica Cristina Ribeiro Gomes, Nobel Penteado Freitas, Paulo Celso da Silva, Rodrigo Barchi, Roger dos Santos e Thífani Postali, além de entrevista com Will Ferreira e Michel Japs, realizada por Isabella Pichiguelli e Thífani Postali.
O lançamento do livro “Entrelinhas da Pichação: diálogos sorocabanos” será às 19h, no Auditório do Bloco F, na Cidade Universitária Professor Aldo Vannucchi, Uniso, com entrada franca. Cada exemplar estará disponível pelo valor de R$ 30.
Texto: Larissa Camargo – Agência Focs / Jornalismo Uniso