Escritora Cremilda Medina prestigia a 2ª Mostra de Pesquisa em Jornalismo da Uniso

A 2º Mostra de Pesquisa em Jornalismo, que aconteceu nessa terça-feira, 28, no EMI – Bloco F, na Cidade Universitária “Prof. Aldo Vannucchi”, contou com a presença da jornalista, pesquisadora e escritora Cremilda Medina. Ela prestigiou os Trabalhos de Conclusão de Curso e ministrou sua palestra “Atravessagem: teoria e prática em diálogo permanente”.

O evento foi composto por 28 banners com o resultado dos Trabalhos de Conclusão de Curso em forma de monografia, orientados pelas professoras doutoras Mara Rovida do programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (PPGCC), e Andrea Sanhudo, coordenadora do curso de Jornalismo.

Alunos do 7º períoro de jornalismo apresentam a monografia, trabalho de conclusão de curso

Cremilda Medina, que atua no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) e no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) ambos na USP, contou um pouco de sua trajetória e sobre seu novo livro “A arte de tecer afetos”. Enfatizando o uso verbal da palavra “afeto”, como “afetar”, “estar afeto a”. Em sua palestra, Medina expõe a responsabilidade do jornalista como alguém que pode afetar o próximo, positivamente ou negativamente.

Ela deixa para os formandos a reflexão de que tipo de jornalista eles querem ser, como querem afetar o outro. Também relatou sua trajetória profissional, com detalhes que são históricos para a comunicação brasileira e a formação e especialização acadêmicas, ao longo das décadas de 1970, 1980 e 1990.

Depois de percorrer a mostra dos trabalhos dos estudantes de Jornalismo da Uniso e realizar uma sessão de autógrafos, Cremilda Medina se despediu agradecendo a acolhida e elogiando o envolvimento e dedicação de todos, ressaltando que chamou sua atenção encontrar docentes e discentes tão “animados e motivados com os trabalhos e com os estudos em comunicação”.

Texto e imagens: Ariadni Siqueira – Agência Focs / Jornalismo Uniso