McDia Feliz beneficia crianças com câncer com a venda de lanches e camisetas

A 31ª edição do McDia Feliz, realizada no último sábado, 24 de agosto, mobilizou restaurantes Mc Donald´s do Brasil inteiro, voluntários e colaboradores para ajudar instituições que atendem crianças e adolescentes com câncer. Na região de Sorocaba, a ação tradicionalmente beneficia o Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci) que receberá o valor arrecadado com a venda de sanduiches BigMac e outros produtos da campanha, como camisetas.
Os resultados do evento deste ano serão divulgados nesta sexta-feira, 30 de agosto. A expectativa dos envolvidos é alcançar o valor arrecadado em 2018, que foi de R$ 512.682,91.
O Hospital do Gpaci de Sorocaba é referência no tratamento do câncer infantil, prestando assistência também às famílias dos pacientes. A unidade, que existe há 36 anos, atende aproximadamente 600 crianças. Esse trabalho é mantido principalmente por doações, sendo que o maior evento do ano e que resulta na maior renda, é tradicionalmente o Mcdia Feliz.
Sobre os preparativos para cada edição, a gerente de marketing do Mc Donald´s, em Sorocaba, explica que é realizada uma reunião algumas semanas antes do evento, envolvendo equipe gerencial, funcionários e anfitriões. “São apresentados vídeos institucionais da campanha e como são aplicadas as arrecadações do McDia Feliz”, explica Débora Santos Caldini, 41 anos.
Segundo ela, em 2019 foram vendidas 1.250 camisetas do Gpaci, sendo que o recorde de venda de camisetas é da loja localizada na cidade de Itu. Para o dia do evento também são recrutados voluntários para conseguir atender à demanda de clientes que vai aos restaurantes. A preferência por voluntários são os ex-funcionários, pois o ideal é contar com pessoas que tenham experiência e habilidade na hora de montar os lanches e prestar atendimento. Foram recebidos dez voluntários por restaurante, totalizando 240 voluntários nas 24 lojas de Sorocaba e região.
A aposentada Maria de Lurdes Oliveira Vieira, 66 anos, diz que participa do evento há alguns anos, mas apenas esse ano teve o contato direto com o hospital Gpaci, por meio de uma criança próxima da família que fez tratamento de câncer. Com essa motivação, ela sentiu que deveria contribuir com a compra do lanche e camisetas da campanha.
Apresentação “Ballet Gislene Modesto School of Dance”, uma das programações do McDia Feliz no Shopping Pátio Cianê
No Shopping Pátio Cianê, uma programação especial paraa data teve diversas atrações como shows de artistas regionais, danças e teatro. Jean Victor Volpi, 21 anos, anfitrião do McDonald’s, conta que pelo fato do shopping ter a maior concentração de pessoas, a programação tem como intuito chamar a atenção do público para a causa.
Jean também aproveitou o evento realizado pelo Pátio Cianê Shopping para vender as camisetas da campanha. “Até o momento eu vendi 75 camisetas, mas não pela quantidade e sim pela causa”, diz o anfitrião.

A maquiadora Gislaine Breda, 30 anos, participa do McDia Feliz há quatro anos. Nesta edição de 2019 teve a honra de prestigiar a apresentação da filha e de sobrinhas pela primeira vez na programação especial do Pátio Cianê Shopping, pela escola de dança Ballet Dançart.

Agência Focs / Jornalismo Uniso
Texto: Ana Flavia Oliveira, Giulia Alvers, Karina Nascimento e Samara Peres