McDia Feliz beneficia crianças com câncer com a venda de lanches e camisetas
A 31ª edição do McDia Feliz, realizada no último sábado, 24 de agosto, mobilizou restaurantes Mc Donald´s do Brasil inteiro, voluntários e colaboradores para ajudar instituições que atendem crianças e adolescentes com câncer. Na região de Sorocaba, a ação tradicionalmente beneficia o Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci) que receberá o valor arrecadado com a venda de sanduiches BigMac e outros produtos da campanha, como camisetas.
Os resultados do evento deste ano serão divulgados nesta sexta-feira, 30 de agosto. A expectativa dos envolvidos é alcançar o valor arrecadado em 2018, que foi de R$ 512.682,91.
O Hospital do Gpaci de Sorocaba é referência no tratamento do câncer infantil, prestando assistência também às famílias dos pacientes. A unidade, que existe há 36 anos, atende aproximadamente 600 crianças. Esse trabalho é mantido principalmente por doações, sendo que o maior evento do ano e que resulta na maior renda, é tradicionalmente o Mcdia Feliz.
Sobre os preparativos para cada edição, a gerente de marketing do Mc Donald´s, em Sorocaba, explica que é realizada uma reunião algumas semanas antes do evento, envolvendo equipe gerencial, funcionários e anfitriões. “São apresentados vídeos institucionais da campanha e como são aplicadas as arrecadações do McDia Feliz”, explica Débora Santos Caldini, 41 anos.
Segundo ela, em 2019 foram vendidas 1.250 camisetas do Gpaci, sendo que o recorde de venda de camisetas é da loja localizada na cidade de Itu. Para o dia do evento também são recrutados voluntários para conseguir atender à demanda de clientes que vai aos restaurantes. A preferência por voluntários são os ex-funcionários, pois o ideal é contar com pessoas que tenham experiência e habilidade na hora de montar os lanches e prestar atendimento. Foram recebidos dez voluntários por restaurante, totalizando 240 voluntários nas 24 lojas de Sorocaba e região.
A aposentada Maria de Lurdes Oliveira Vieira, 66 anos, diz que participa do evento há alguns anos, mas apenas esse ano teve o contato direto com o hospital Gpaci, por meio de uma criança próxima da família que fez tratamento de câncer. Com essa motivação, ela sentiu que deveria contribuir com a compra do lanche e camisetas da campanha.
Apresentação “Ballet Gislene Modesto School of Dance”, uma das programações do McDia Feliz no Shopping Pátio Cianê |
No Shopping Pátio Cianê, uma programação especial paraa data teve diversas atrações como shows de artistas regionais, danças e teatro. Jean Victor Volpi, 21 anos, anfitrião do McDonald’s, conta que pelo fato do shopping ter a maior concentração de pessoas, a programação tem como intuito chamar a atenção do público para a causa.
Jean também aproveitou o evento realizado pelo Pátio Cianê Shopping para vender as camisetas da campanha. “Até o momento eu vendi 75 camisetas, mas não pela quantidade e sim pela causa”, diz o anfitrião.
A maquiadora Gislaine Breda, 30 anos, participa do McDia Feliz há quatro anos. Nesta edição de 2019 teve a honra de prestigiar a apresentação da filha e de sobrinhas pela primeira vez na programação especial do Pátio Cianê Shopping, pela escola de dança Ballet Dançart.
Agência Focs / Jornalismo Uniso
Texto: Ana Flavia Oliveira, Giulia Alvers, Karina Nascimento e Samara Peres