Foca Solidária

12ª edição da Pizza Escoteira acontece em setembro



O Grupo de Escoteiros Ipanema, em Sorocaba desde 1992, está promovendo a venda de pizzas pré-montadas, nos sabores calabresa, bauru e queijo, até o dia 14 de setembro. As pizzas custarão 25 reais e poderão ser encomendadas diretamente na sede do grupo, com retirada programada para o dia 21 de setembro, das 12h às 14h, na rua Emilia Volpir Decária, 10, Jardim Gutierrez.

O evento tem o intuito de arrecadar fundos para a construção de uma nova sede para o grupo, devido ao crescimento no número de crianças atendidas. O Grupo de Escoteiros Ipanema, desde 2000 reconhecido pela Prefeitura de Sorocaba como uma entidade de utilidade pública, utiliza atualmente um espaço cedido pela antiga metalúrgica Villares. 152 jovens são atendidos e, para a faixa etária dos Lobinhos (6 a 11 anos), há uma lista de espera que chega a dois anos. O trabalho é todo conduzido por voluntários.

“Nós trabalhamos a hierarquia, o trabalho em equipe e o patriotismo. Os pais dos escoteiros procuram direcionar os filhos a esse norte, já na idade de Lobinho”, diz Antônio Sérgio Nunes Simão, 57, diretor técnico do grupo Ipanema, que deu início à sua atuação como voluntário após incentivar as filhas — hoje já adultas — a participar.

Antônio Sérgio Nunes Simão e a tropa Sênior

Também é o caso de Cristiane Mota Santos, 43, policial militar, e Sílvia Mara Domingues de Moraes Kniphoff, 51, professora universitária e artesã. Elas costumam levar os seus filhos Bryan Gabriel Mota dos Santos, de 9 anos, e Gabriel Augusto de Moraes Kniphoff, 7, às atividades do grupo. “Já tenho duas filhas que passaram por aqui antes do Bryan. O escotismo ajudou muito no desenvolvimento delas e, para ele, também está sendo show”, conta Cristiane. “O escotismo é uma lição de vida”, conclui Sílvia, “ele ensina a ser cidadão, a se virar sozinho. No caso do Gabriel, principalmente por ser filho único e muito tímido, o escotismo faz com que ele se torne mais expansivo.”


Quem pode participar?
O Escotismo se divide em quatro seções. Os Lobinhos têm de seis e meio a 11 anos de idade e o foco das atividades é a diversão, por meio de histórias e brincadeiras. Os Escoteiros têm dos 11 aos 14 anos e a ênfase é a autonomia, desenvolvida por meio de acampamentos e experiências correlatas. Os Sêniors têm dos 15 aos 17 anos e o foco é o desenvolvimento da identidade, com desafios físicos e intelectuais. Os Pioneiros têm dos 18 aos 21 anos, idade em que já devem estar prontos para servir a sociedade, através de trabalho voluntário, projetos solidários, de acordo com o tempo e disponibilidade de cada um, pondo em prática o que foi aprendido em cada seção. Para entrar em contato com o Grupo de Escoteiros Ipanema é só visitar a sede na rua Emilia Volpir Decária, 10, Jardim Gutierrez. As reuniões são aos sábados das 9h às 12h.

Para mais informações acesse https://www.facebook.com/geipanema216/.



Grupo lobinho durante aula para hastear bandeira




Agência Focs / Jornalismo Uniso
Texto e imagens: Thais Verderamis 
Arte Capa: Grupo Escoteiro Ipanema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *