Uniso recolhe esponjas de cozinha para reciclagem

A Universidade de Sorocaba (Uniso) está participando do Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas Scotch-Brite, junto à TerraCycle, empresa internacional líder em sustentabilidade. A contribuição da universidade foi proposta pelo Grupo Transformare, formado por alunos de diversos cursos da Uniso, e o projeto Alimentando com Ciência, com alunos da Engenharia de Alimentos, da Gastronomia e da Nutrição, ambos com a missão de despertar o interesse de estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio pela ciência por meio de experiências e atividades lúdicas.

A partir deste segundo semestre, as esponjas usadas serão recolhidas em pontos designados na cidade universitária e doadas à ONG Luar, que ajuda crianças e adolescente em estado de vulnerabilidade social. Ao enviar as buchinhas para a TerraCycle, a ONG acumulará pontos, mais tarde convertidos em dinheiro.

O programa de reciclagem começou em 2014, com objetivo de incentivar o descarte consciente das esponjas domésticas que possuem plástico na composição. Esse plástico passa por várias etapas de reciclagem, transformando-se ao fim do processo em pellets, que são pastilhas de resina plástica que podem ser usadas como nova matéria-prima.

Dentro da cidade universitária da Uniso, localizada na Rod. Raposo Tavares, km, 92.5, são vários os pontos de coleta disponíveis para toda a comunidade. Qualquer marca de esponja será recolhida.

A professora doutora Andreza Scatigno, uma das responsáveis pelo time da Uniso, explica que, além da ação social, a campanha faz parte de uma tendência atual de ter descartes especiais para cada tipo de reciclável. “O pior é que muitas empresas reciclam, mas não conseguem recolher os resíduos porque precisam que a sociedade participe. E a Uniso, como uma universidade comunitária, pode contribuir muito como parte desse processo”, afirma.

Com relação à consciência sustentável, Scatigno reforça que é essencial cultivar o hábito de separar o lixo e descartá-lo corretamente, pois, muitas vezes, cada tipo de resíduo precisa ser direcionado a lugares separados. Por isso, a ideia da universidade ao participar da campanha é deixar os pontos de coleta mais acessíveis.

Entretanto, somente reciclar não é o suficiente. “Na reciclagem, nós também geramos resíduos. No processo de reciclagem de alumínio, por exemplo, a lata de alumínio é 100% reciclável, mas gera uma borra, que é um tipo de resíduo. O ideal é reciclar o máximo possível, mas também consumir menos”, conclui Scatigno.
Para participar:
1. A Cidade Universitária é aberta à comunidade e as caixas de coletas das buchinhas estão em quase todos os prédios, perto dos quadros de aviso;
2. certifique-se de que a esponja não contenha restos de alimento e esteja seca antes de colocá-la na caixa;
3. a cada 8,5g (peso médio de uma esponja), o time recebe 2 pontos TerraCycle, equivalentes a R$0,02. Remessas acima de 7kg equivalem a 500 pontos. Os envios são pagos e recebidos diretamente pela TerraCycle.
Para mais informações, acesse TerraCycle

Agência Focs / Jornalismo Uniso