Podcasts são uma alternativa contemporânea aos tradicionais programas de rádio

Acessíveis, recheados de conteúdo para todos os gostos e práticos de se ouvir em qualquer lugar. Esses são alguns dos atrativos que os ouvintes encontram nos podcasts, como são chamados os equivalentes onlineaos programas de rádio, que podem ser baixados sob demanda em celulares, tablets ou outros dispositivos com acesso à internet.
O conteúdo pode ser variado, voltado à divulgação de informações sobre um determinado assunto ou ao debate de ideias. E não é de hoje que as produções em áudio voltadas à internet estão ganhando espaço: segundo o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), 40% dos internautas brasileiros já ouviram um programa de áudio em algum momento. Hoje o YouTube é a plataforma que mais reúne os ouvintes desse novo tipo de mídia, à frente do Spotify, que ocupa a segunda posição.
“Por ser informal, o podcast geralmente conquista um público fiel, que costuma oferecer feedback sobre o seu conteúdo”, diz o jornalista Lucas Monteiro, egresso da Universidade de Sorocaba (Uniso) e criador da 1º produtora de podcasts de Sorocaba, A Casa da Vó. Durante o seu workshop na Semana da Comunicação da Uniso, realizada no fim de setembro, ele destacou que os podcastsdemandam baixo investimento quando comparados a outras produções, tanto para quem produz quanto para quem consome.
“Depois de produzir um podcast, eu fiquei ainda mais interessada pelo assunto e, sem dúvidas, vou continuar ouvindo”, relata a estudante de jornalismo Daniele Gonzales, que participou da oficina.
Para quem quer fazer como a Daniele e está buscando opções de podcasts para adicionar à lista de reprodução, a Rádio Uniso publica as produções universitárias desenvolvidas por estudantes dos cursos de graduação em Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Para acessá-las, basta entrar em radiouniso.com e clicar em “Podcasts e documentários de alunos”.

Agência Focs / Jornalismo Uniso

Texto: Pedro Camargo