Alunos da Uniso publicam reflexões sobre papel e comportamento da mídia

Discutir o comportamento atual da mídia é o objetivo do Olhar Crítico, publicação que reúne artigos opinativos escritos pelos alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas da Universidade de Sorocaba (Uniso). Resultado de uma proposta da professora Evenize Batista, o produto reúne nove textos redigidos pelos alunos no primeiro semestre deste ano, ao final da disciplina de Análise Crítica de Mídias.
O veículo tem como público-alvo jovens adultos interessados no debate sobre a postura da mídia, bem como profissionais de comunicação e a comunidade acadêmica. A intenção de Evenize ao organizar o veículo digital, foi não apenas dar visibilidade às produções dos alunos, mas também incentivar o exercício regular da análise crítica criteriosa, com qualidade e valor técnico.
“A formação que esses alunos adquirem ao longo dos quatro anos vem incentivando neles essa capacidade crítica para falar de mídias”, comenta. “A ideia de criar a publicação é pra que esses textos que são muito relevantes não fiquem restritos à função de um trabalho acadêmico”.
Os artigos publicados no Olhar Crítico foram trabalhos com nota máxima na disciplina. O estudante de Jornalismo, Vinicius Camargo, 22, vê nas publicações uma forma de promover suas produções e um impulso para o mercado de trabalho. “Nossas produções se estendem para além da sala de aula e são mostradas para a comunidade como um todo, e isso é muito bacana porque também serve como um portfólio para nós”, considera Vinicius.

“Nossas produções se estendem para além da sala de aula e são mostradas para a comunidade” – Vinicius Camargo

“Esse material é super rico, super importante para os alunos, pra universidade e pra comunidade também”, complementa a estudante de Relações Públicas, Beatriz Leite, 21.
Atualmente produzir e disseminar conteúdos é muito mais fácil do que se imaginava há apenas alguns anos. Todos os dias, a cada minuto, milhares e milhares de postagens são feitas e compartilhadas nas redes sociais. Essa facilidade que as pessoas encontram em expressar suas opiniões na internet, de acordo com Evenize, é um dos fatores que contribui para a disseminação de julgamentos infundados, baseados em achismos e até mesmo em extremismos. O Olhar Crítico é uma iniciativa que procura colaborar para sanar essa questão, “contribuindo pra uma discussão mais técnica, mais qualificada a respeito das posturas dos veículos de comunicação, dos profissionais de comunicação, acerca dos assuntos que são importantes pra sociedade”, como explica Evenize.
“Ao organizar essa publicação e torná-la pública, mesmo que só digitalmente, a gente está levando isso ao conhecimento da sociedade, o que é missão da Uniso, como universidade comunitária”.
Os alunos percebem a necessidade de haver um veículo como esse, capaz de promover reflexões. “Eu acho que falta um olhar crítico por parte do público”, comenta Vinícius. “Essa falta pode ser percebida por conta das fake news, por exemplo. As pessoas recebem essas notícias falsas e acreditam sem questionar a veracidade daquele fato e, pior do que isso, compartilham essas informações falsas”.
Evenize ressalta, contudo, que não somente o público sofre dessa falta de uma visão mais fundamentada, mas o profissional de comunicação também. “A rotina hoje é tão atribulada e a dinâmica das redes sociais é tão envolvente, que o que as pessoas têm achado natural exercerem o mesmo papel e propagar críticas vazias ou sem reflexão”, elucida.
“Difícil ver alguém que quer ser um ponto fora dessa curva, que quer ter ou escolhe ter uma manifestação mais embasada, mais criteriosa e mais cuidadosa na hora de fazer crítica de mídia”. Esse é um fator que preocupa alguns profissionais, e mesmo futuros profissionais da área, como Beatriz. “Isso é um tanto quanto perigoso porque a gente vai trabalhar com diversas realidades e tentar conectar essas realidades de alguma forma, tentar trazer a verdade de cada uma delas, então acho que é essencial que a gente continue exercendo essa crítica, independente de ser profissional de comunicação ou não”, conta a aluna.

“Esse material é super rico, super importante para os alunos, pra universidade e pra comunidade também” – Beatriz Leite
Olhar Crítico aborda uma diversidade de temas, por exemplo, a presença do humor nos veículos de comunicação ao falar sobre política, assunto abordado no artigo de Beatriz. “Acho que o humor é uma arma muito poderosa. Se for bem elaborado, ele pode causar impactos muito grandes, e isso tanto para o bem quanto para o mal”, argumenta.
Já Vinicius, optou por falar sobre a forma como a mídia contribui para a ideia de meritocracia como solução para certas diferenças socioeconômicas. “Eu vejo cada vez mais a ascensão das discussões sobre a meritocracia e eu não concordo, eu não acho que as oportunidades são iguais para todos, que os estudantes da rede pública têm as mesmas possibilidades que os alunos da rede privada”, pondera.
“Veículos de comunicação ainda promovem esses ideais porque esse tipo de matéria gera audiência, gera clicks e também porque é uma maneira de influenciar o público a pensar da mesma forma. É para a manutenção do status quo, eu diria”. A professora Evenize fala entusiasmada quanto à possibilidade de futuras edições do Olhar Crítico: “Eu só posso estar otimista e torcer pra que a gente tenha várias edições do Olhar Crítico e possa, quem sabe, fazer esse projeto crescer nos próximos anos”.

CLIQUE AQUI para ler o Olhar Crítico.

Agência Focs / Jornalismo Uniso
Texto: Antony Isidoro