Palestra sobre violência e desigualdade de gênero discute estereótipos na comunicação

A Universidade de Sorocaba (Uniso) recebeu na sexta-feira (22) a jornalista egressa da universidade Isabela Garcia. No evento, a palestrante tratou da luta do movimento feminista pela igualdade de direitos, da violência contra a mulher e de como os meios de comunicação podem ajudar a propagar desigualdades.
Um dos temas de maior relevância abordado no evento foi o crescimento no número de mortes por feminicídio no Brasil. O feminicídio é o assassinato praticado contra a mulher, caracterizado especificamente pelo fato de a vítima ser mulher. No 1° trimestre de 2019, o Brasil registrou 37 casos de feminicídios, um aumento de 76% em comparação ao mesmo período do ano passado. Em 2015, foi sancionada a lei 13.104/15, mais conhecida como Lei do Feminicídio, que alterou o Código Penal brasileiro, qualificando o feminicídio como crime hediondo.
A professora Thifani Postali, dos cursos de Comunicação da universidade, diz que trazer essa abordagem para dentro das instituições de ensino é essencial para a conscientização de todos. “O ambiente acadêmico é o lugar da reflexão, do diálogo, do debate. Então, quando a gente traz esse tema, é extremamente importante e a gente só tem a ganhar”, ela destaca.
“Eu acredito que é muitíssimo importante que a gente tenha esse espaço, com pessoas interessadas, para que não aconteça o que aconteceu comigo mesma, que me formei sem nenhuma perspectiva de gênero e acabei reproduzindo por muito tempo todos os estereótipos do Jornalismo, os preconceitos que a gente reproduz sem pensar. Então, é muito importante a gente plantar a sementinha em cada um dos alunos, pessoas que estão dentro da academia e que podem mudar esse cenário, saindo daqui com uma consciência muito maior”, conclui Garcia.

Alunos e professor participam da Palestra “Comunicação e Violência de Gênero” ministrada por Isabela Garcia
Agência Focs / Jornalismo Uniso
Texto e imagens: Douglas Roque