Professores recebem orientações e aulas no ambiente virtual já são realidade na Uniso

Ação foi realizada para que o cronograma de atividades não seja prejudicado no período de suspensão das atividades acadêmicas devido à pandemia de Coronavirus

Em obediência às recomendações das autoridades de saúde, a Universidade de Sorocaba (Uniso) decidiu suspender as aulas presenciais, pelo menos até o dia 31 de março, devido ao risco de contágio pelo Coronavirus (COVID-19). Segundo o reitor da universidade, Rogério Augusto Profeta, foi criado um comitê interno para acompanhar as ações de contingência no Brasil “temos foco na preservação da saúde de todos, estamos alinhados com as principais orientações técnicas e temos como principal objetivo a oferta das aulas e serviços plenamente”, justifica.

Como forma de evitar prejuízos às atividades acadêmicas, os professores da Uniso participaram, na tarde desta segunda-feira (16) e na manhã desta terça-feira (17), de uma oficina com orientações. Além de se inteirarem sobre o uso da plataforma virtual, foram informados sobre procedimentos acadêmicos e pedagógicos para tais práticas.Todas as orientações estão ocorrendo sob a supervisão do pró-reitor de graduação e assuntos estudantis, Fernando de Sá Del Fiol.

Durante a atividade de treinamento, o corpo docente da Uniso assistiu a uma aula em vídeo ministrada pelo professor Leo Victorino, responsável pelo Centro de Educação e Tecnologia na instituição. O vídeo abordava passo a passo como os professores podem utilizar a plataforma para dar continuidade nas aulas.

Professores da Uniso recebem orientações para uso de plataforma digital

Acesso e interação

As aulas no ambiente virtual começaram na manhã desta terça-feira (17), pela plataforma Moodle, onde é possível ter acesso aos materiais de apoio utilizados em sala de aula, fazer o envio das atividades, sanar dúvidas e interagir com outros alunos e professores. Com o elevado número de acessos simultâneos e algumas instabilidades, a ampliação da capacidade do sistema já está sendo providenciada para as próximas horas. Enquanto isso, as aulas estão disponíveis nas salas virtuais e os professores em contato com os alunos também pela plataforma por meio dos fóruns.

Para ter acesso ao conteúdo, os alunos devem acessar o site da Uniso e procurar pela aba “Área do aluno” na parte de cima da tela, em seguida, acessar a aba “Educação à distância”. O aluno deve seguir as orientações da página para colocar o login e a senha e acessar as disciplinas em que está matriculado.

Leo Victorino informa, ainda, que os professores podem acessar a plataforma a qualquer momento, no entanto, “deverá acontecer obrigatoriamente interação com os alunos durante o horário das aulas, como se fossem as aulas presenciais. Ele (professor) deverá estar obrigatoriamente disponível aos estudantes durante o horário de toda a aula”, explica.

O acesso a plataforma Moodle é feito pelo site da Uniso
A aba da Uniso virtual conta com orientações para que os alunos consigam fazer o acesso

Serviços universitários

Pensando em minimizar os problemas causados pela pandemia, foram tomadas providências para que outros serviços essenciais da universidade não fossem suspensos e os alunos não fiquem sem apoio. Conforme o reitor, “a Uniso contará com plantão de apoio de professores, coordenadores, equipes de suporte da plataforma virtual e técnicos em geral. Quantos aos funcionários, manteremos plantão de pessoal em todas as áreas de forma que a universidade trabalhe plenamente”, finaliza o reitor.

Confira abaixo o horário de atendimento dos serviços da universidade durante o período de 17 a 31 de março:

SETORES:
Biblioteca “Aluísio de Almeida”
Atendimento: 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
Telefones: 2101.7019 (Cidade Universitária) 2101. 2004 / 2005 (Câmpus Trujillo)
Os materiais com devoluções entre 10/03 a 31/03 estão renovados para 1º/04
Dúvidas no acesso às bibliotecas digitais: biblcid@uniso.br
Serviço de Atendimento ao Aluno (SAA)
Funcionamento normal de segunda a sexta-feira
Cidade Universitária: 9h às 21h
Informações: 2101.7050
Clínica Odontológica