Cufa Sorocaba promove ações de
 Saúde e Bem-Estar neste sábado (13)

Reportagem de Yasmin Oliveira

A Central Única das Favelas (Cufa) de Sorocaba realiza neste sábado (13) um dia com diversas ações voltadas à saúde e bem-estar, na favela Santa Rosa, em uma parceria com a Universidade de Sorocaba (Uniso) e a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social (Ades), como parte do calendário do Mês da Favela.

Além de oferecer importantes informações sobre saúde à comunidade, essa parceria com a Uniso possibilita o contato dos alunos com a população periférica e em situação de vulnerabilidade, colaborando socialmente na formação desses futuros profissionais da saúde. “A gente sabe que existem muitos profissionais da rede pública de saúde que não estão preparados para atender essa população de extrema vulnerabilidade. Então, é importante trazer essa realidade para eles (alunos)”, ressalta a assistente social e presidente da Cufa Sorocaba, Drika Martim.

Curso de Terapia Ocupacional fazendo atividades lúdicas com as crianças/ Foto Yasmin Oliveira

As ações de conscientização são voltadas à nutrição infantil, saúde bucal, tratamento da ansiedade por meio de auriculoterapia, uso e descarte correto de medicamentos, orientações sobre doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão, prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Também serão feitas ações de saúde vocal e identificação de crianças com problemas na fala, cujos casos serão encaminhados para tratamento gratuito na clínica de Fonoaudiologia da universidade, e orientação sobre a saúde dos animais de estimação.

Entrega de kits de higiene bucal/ Foto Yasmin Oliveira

Essas atividades serão desenvolvidas por cerca de 60 alunos dos cursos de Biomedicina, Nutrição, Odontologia, Fonoaudiologia, Farmácia, Terapia Ocupacional e Medicina Veterinária, supervisionados por 6 professores. Além da Ades, que vai promover atividades físicas como o Badminton e Capoeira.

Essa ação é aberta a toda comunidade e ocorre neste sábado (13), das 9h às 14h, na favela Santa Rosa, que fica no bairro Nova Sorocaba.

Cufa Sorocaba

A Central Única das Favelas atua em Sorocaba desde 2009 e, ao longo dos anos, tem desenvolvido diversas ações sociais, culturais, esportivas e de capacitação às pessoas em situação de vulnerabilidade social em Sorocaba e região.

Em março de 2020, em decorrência da pandemia de Covid-19, as atividades desenvolvidas pela Cufa foram temporariamente paralisadas. Atualmente, a entidade faz entregas de cestas básicas, kits de limpeza e higiene pessoal às mais de 5 mil famílias atendidas em Sorocaba e região.

Para mais informações sobre como apoiar a Cufa Sorocaba, basta entrar em contato pelo telefone (15) 98107-0531 ou pelo e-mail: cufa.sorocaba@gmail.com.