Uniso Summit 2023 se encerra com trocas de experiências vividas em sala de aula

Na última noite do evento, 21 de junho, docentes de todos os cursos da Uniso puderam assistir palestras onde foram compartilhadas experiências adquiridas em sala, metodologias de ensino que deram certo e que podem ser utilizadas pelos colegas no futuro

Rafael Filho (Agência Focs – Jornalismo Uniso)

Luis Felipe Teixeira, ministrando a palestra “Desenvolvimento Ativo de Soluções Práticas” aos colegas professores dos mais variados cursos da Uniso (Foto: Rafael Filho)

O último dia do Evento Summit, 21 de junho, foi marcado por trocas de experiências entre docentes, no ambiente que eles mais conhecem: a sala de aula. Diversas palestras foram ministradas simultaneamente no primeiro andar do Bloco F no campus Cidade Universitária Aldo Vannucchi. Temas como: “Comunicação: Escuta e Vínculo” (Miriam Silva), “Como Trabalhar a Conexão Contemporânea da Obra de Arte” (Laura Anacleto), “Estratégias no Desenvolvimento de Componentes” (Silvio Barberato), e “Prisões na Legislação Brasileira” (João Rosa) fizeram parte dos encontros para a multiplicação de conhecimentos.

Henry Wajnsztejn ministrando a palestra “Potencializando a Sala de Aula Invertida com Foco no Estudo em Grupo(Foto: Rafael Filho)

Segundo o Reitor da Universidade de Sorocaba, Rogério Profeta, o objetivo do Summit é “fazer com que todas as pessoas entendam a complexidade de uma universidade, e a partir deste entendimento, elas fiquem mais aptas para trabalhar nesse ambiente”. Para Profeta, o Summit vem adquirindo características próprias ao longo do tempo, obtendo uma evolução quando comparado às reuniões de professores que ocorriam no passado. “Mas não sou ingênuo de pensar que não é uma estratégia que precisa ser aprimorada”, pondera Profeta.

Rogério Profeta: “Eu gostaria de ter vivido o Summit quando iniciei à docência há 35 anos, para ter esse apoio institucional no desenvolvimento da minha carreira (Foto: Rafael Filho)

Profeta afirma que a intenção da criação do termo Summit, foi para a obtenção de uma marca para que as pessoas pudessem se identificar com ela. “Minha esposa me perguntou: ‘você vai no Summit hoje?’ Fiquei feliz da vida, pois se colou lá fora, colou aqui dentro também”, brinca Profeta.

Foram disponibilizadas mais de 10 palestras diferentes, para que cada professor pudesse escolher a temática que mais lhe interessasse (Foto: Rafael Filho)

“Tem que ficar claro que precisamos estar todos os dias aprendendo, não importa se você é doutor ou pós-doutor”, enfatiza Profeta. Ele explicou que os professores que estiveram assistindo a palestras, não entraram em sala de aula para aprender novos conteúdos de disciplinas, mas sim para terem contato com novas “estratégias didáticas, metodologias e dinâmicas”.

Professores assistindo a palestra “Processos Criativos na Construção de Jogos Pedagógicos Musicais”, ministrada por Adriano Felicio da Costa (Foto: Rafael Filho)

A professora Aline Nanuh, ministrou a palestra “Descomplicando a Resistência de Materiais: Aplicações Práticas na Engenharia” (Foto: Rafael Filho)

“Todas as noites nós tivemos pílulas das capacidades de nossos docentes, com as Trends (projetos) que cada grupo está estudando, sobre coisas que estão acontecendo, se transformando na educação superior, e que eles estão trazendo para os demais”, declara o reitor. Segundo ele, isso torna o corpo docente muito mais forte. “Em nenhum lugar que eu visitei, vi alguma iniciativa semelhante ao Summit. Isso é DNA nosso, da Uniso”, destaca Profeta.

Professores assistindo à palestra “Método, Ferramenta e Atividade”, da docente Angela Maria Ramos (Foto: Rafael Filho)

O reitor afirma que no próximo semestre, além de reservar um dia para a própria reitoria conversar com os docentes, pretende envolver os mais de 350 professores da Uniso na concepção e organização do evento, a fim de que eles possam “construir o Summit, com a cara que eles querem”. “Eu sonho que um dia as pessoas possam falar: ‘o Summit tem me ajudado muito’. Se um falar, já estamos no lucro”, conclui Profeta.