JornalismoNotíciasUniso

WELCOME UNISO 2023.2

Calouros de comunicação receberam uma programação especial para os primeiros dias na Uniso

Por Ana Carolina Cirullo (Agência Focs – Jornalismo Uniso)
19 de agosto de 2023

Ao todo, 50 alunos estiveram presentes no primeiro dia do Welcome Uniso 2023.2 (Foto: Nícolas Borba)

O nervosismo para o primeiro dia de aula é comum em todas as fases da vida, portanto, não seria diferente na universidade. Por isso, os três primeiros dias de aula do segundo semestre de 2023, foram  pensados com uma programação especial de recepção dos calouros. Com palestras, tour por laboratórios e apresentação do colegiado, os mais novos alunos dos cursos de comunicação foram apresentados à Universidade de Sorocaba e tudo que ela tem a oferecer.

A programação aconteceu nos períodos da manhã e da noite, nos dias 16, 17 e 18 de agosto, e contou com a presença de jornalistas e publicitários já formados, para compartilharem suas experiências e seus conselhos para os novatos.

Fabiana Sorrilha foi uma dessas profissionais experientes que teve a oportunidade de conversar com os calouros de PP e Jor na quinta-feira, 17.

“Eu acho que é uma oportunidade muito válida e especialmente gostoso quando os alunos fazem as perguntas, é interessante ouvir também o outro lado, as dúvidas e angústias dos alunos” – disse a jornalista, após participar de um bate-papo com as turmas da manhã.

O bate-papo de quinta-feira foi mediado pela professora Evenize Batista e teve a jornalista Fabiana Sorrilha e o publicitário Jota Gutierres como convidados (Foto: Nícolas Borba)

No período noturno, a publicitária convidada foi Beatriz Sousa, formada pela Uniso. ela falou da importância dos ensinamentos que recebeu na faculdade, mas ressaltou também a necessidade de tomar iniciativa para conseguir oportunidades de trabalho. “É preciso se apresentar, pedir uma chance de mostrar o que sabe fazer, Depois de algum tempo, as pessoas começam a te indicar e assim os trabalhos vão chegando”, destacou.

Autora do livro “A menina que libertou o pássaro”, Beatriz também falou sobre a paixão pela escrita e sorteou um exemplar da sua obra entre os alunos presentes. Para encerrar a programação, o professor Júlio César Gonçalves, publicitário e jornalista, ministrou uma aula magna aos alunos de comunicação no período da manhã e para os alunos de Publicidade à noite. Gonçalves destacou momentos marcantes da carreira, como o desafio de manter seu próprio jornal e sua agência de publicidade e a evolução do mercado.

Para os alunos de Jornalismo, o encerramento foi com Jota Abreu, formado pela Uniso e com uma carreira que passa por todos os meios de comunicação, tendo atuado no rádio, nos meios impressos e TV. A apresentação foi ilustrada com histórias das redações e da vida de Jota, e pelas funções que já exerceu no jornalismo, desde a diagramação e a fotografia, locução, reportagem e assessoria de imprensa. Atualmente, Jota Abreu tem um canal no YouTube e é editor do jornal Primeiro Impacto no SBT – SP, cobrindo a madrugada da capital, rotina que também despertou a curiosidade dos alunos presentes.

Além da troca de experiências e novidades apresentadas aos calouros, o curso de Jornalismo, especificamente, também está iniciando uma nova fase. Com uma troca de coordenação, o professor mestre Fernando Negrão Duarte foi homenageado por seu trabalho nos últimos quatro anos (2019-2023) que, agora, será assumido pela professora Evenize Batista.